Incineração de bandeiras marca homenagem cívica ao Dia da Bandeira em Nova Trento

A administração municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes deu prosseguimento às homenagens cívicas iniciadas no dia da Independência do Brasil, 7 de setembro. Hoje, 19 de novembro, foi realizado ato cívico em alusão do Dia da Bandeira, na Praça del Comune, centro da cidade. Alunos, autoridades locais, diretores escolares, professores e a comunidade acompanharam as homenagens e o momento especial da incineração de bandeiras inservíveis e em mau estado de conservação. O ato não ocorria desde o ano de 1984, em Nova Trento.

A execução do Hino Nacional, com hasteamento de bandeiras deu início ao evento da tarde desta quinta-feira. O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, a diretora da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, Sandra Pinot Costa e o Sargento da Polícia Militar, Márcio Meyer participaram do hasteamento. O momento contou ainda com a presença do vice-prefeito de Nova Trento, Pedro Piva Neto, Secretária Municipal de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli, Diretor do Samae, Carlos Tarcísio Battisti, Diretora da Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle, Maria Aparecida Bittencourt e Diretora da Escola de Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, Lilian Fontanelli.

O ato cívico prosseguiu com homenagens realizadas pelos próprios estudantes das escolas municipais e estadual de ensino. Em seguida, a Secretária Municipal de Educação e Esportes fez questão de destacar o ato de cidadania. “Pela nossa bandeira vale qualquer sacrifício”, disse Rosita Sônia Valle Tridapalli. O Prefeito Orivan Jarbas Orsi também enfatizou a importância do evento. “Este é um ato que há muito anos o município não realizava. Tenho certeza que, vocês estudantes, participando deste momento, levarão isso para toda a vida”, assinalou Orsi. Ao final, as bandeiras inservíveis e em mau estado de conservação foram incineradas com o auxílio do Sargento Márcio Meyer, da Polícia Militar. Conforme orientação, em respeito ao símbolo maior, que são as bandeiras, as cinzas que restarem devem ser enterradas ou jogadas ao mar.