Abertura dos eventos natalinos contará com apresentação do Coro Lírico da Orquestra Sinfônica de SC

A apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca), agendada para o próximo dia 29 de novembro, em Nova Trento, contará com a presença especial do Coro Lírico da própria Orquestra. A informação foi confirmada pela presidente da Associação Coro Lírico da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Acoliossca), Berenice Freitas Kiel, ainda esta semana. A apresentação marca a abertura dos eventos natalinos em Nova Trento, e terá início após a missa das 18h30min, na Praça del Comune.

Além dos 90 integrantes que compõem a Ossca, o evento contará com a presença de mais de 40 vozes do Coro Lírico da Orquestra Sinfônica da Santa Catarina, composta por sopranos, contraltos, tenores e baixos. A regência da apresentação estará a cargo do neotrentino José Nilo Valle, além de Maria Isilda e do pianista Marcos Parücker. Segundo Berenice Freitas Kiel, por se tratar da abertura do Natal Vida e Luz Neotrentino, o Coro e a Orquestra já preparam músicas natalinas. “Os ensaios já iniciaram”, destaca a presidente da Acoliossca.

A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina já se apresentou em mais de 100 cidades do Estado ao longo de nove anos do Projeto da Regionalização da Cultura Musical Catarinense (Recumuca). Há dois anos, a OSSCA integra o Circuito Catarinense de Orquestra, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, no qual objetiva levar a música por todo interior do Estado.

Natal Vida e Luz Neotrentino

A abertura dos eventos natalinos, com a apresentação da Orquestra Sinfônica e seu Coro Lírico marca também a inauguração das luzes de natal e toda decoração elaborada durante este ano. Composta por material reciclado, especialmente garrafas pet, a decoração será disposta nos trevos de acesso da cidade, como nos bairros Besenello (SC-411 e Praça das Bandeiras) e Claraíba. As praças Del Comune e Getúlio Vargas também receberão ornamentos. A iluminação estará concentrada nestes locais e na Rua Santo Inácio. Um presépio também será montado na Praça del Comune. Segundo informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento, haverá eventos e apresentações em todos os finais de semana até o Natal.

Um pouco mais sobre o Coro Lírico

O Coro Lírico da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina foi criado pelo maestro José Nilo Valle em 2002, com a finalidade de disponibilizar um grupo específico para atuar em produções de ópera, e também em concertos do porte coral-sinfônico. Após sua estreia em 2002, o grupo tem atuado de forma expressiva em espetáculos conjuntos com a OSSCA. Inicialmente o grupo esteve a cargo dos mestres Ricardo Ferraro Moritz e Luiz Fernando Vieira. Atualmente, tem a regência da Professora Maria Isilda Rosa e o suporte do pianista Marcos Parucker. Mais informações no site: www.corolirico.org.br.