Mais de 400 alunos formam-se pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd)

Professores, pais e diretoras escolares acompanharam a solenidade de formatura de mais de 400 estudantes de 4as e 6as séries das escolas municipais e estadual de Nova Trento, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O evento ocorreu na tarde desta quarta-feira, 11 de novembro, na Sociedade Recreativa Primavera, bairro Trinta Réis, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito municipal, Orivan Jarbas Orsi.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), promovido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento e a Escola de Educação Básica Francisco Mazzola teve uma duração de aproximadamente três meses. As aulas, com duração de 45 a 60 min, tinham como objetivo a formação de cidadãos capazes de resistir às pressões ao uso de drogas, buscando melhores condições de vida para si e para a sociedade. Todo o projeto em Nova Trento foi coordenado pelo policial instrutor do Proerd e promotor nacional de Polícia Comunitária, soldado Arildo Cardoso.

Na solenidade de formatura compareceram o comandante da Polícia Militar, Major Renato Moacir Bento, o Supervisor do Proerd Regional em Tijucas, Capitão Adriano Ferreira Alves da Silva, e sargento Márcio Meyer, de Nova Trento. “Hoje inicia uma uma caminhada longe das drogas. Que vocês, alunos, possam ser multiplicadores, para buscar um futuro melhor a todos”, destaca Capitão Adriano.

O Prefeito Municipal de Nova Trento disse que, hoje, o país enfrenta grandes dificuldades em função das drogas e que a prevenção é a melhor medida. “Com disciplina e seguindo os ensinamentos do soldado Arildo, vocês estudantes são a esperança de um país pautado na educação”, disse Orivan Jarbas Orsi. A Secretária Municipal de Educação e Esportes parabenizou o trabalho desenvolvido por soldado Arildo. “Quando um trabalho é feito com parceria e comprometimento, ele é sucesso. Aqui vemos a parceria da Polícia Militar com a administração municipal, as unidades escolares, os alunos, a família”, assinala Rosita Sônia Valle Tridapalli.

O evento, com mais de 400 jovens foi finalizado com apresentações culturais promovidas pelos próprios formandos. Canto, dança e encenações marcaram a solenidade. Os alunos Lucas Dalsasso Mazera (Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle) e Bárbara Sgrott Tridapalli (Escola de Educação Básica Francisco Mazzola) receberam prêmios pelas duas melhores redações desenvolvidas sobre o Proerd. Ao final, brindes foram sorteados aos alunos e homenagens foram feitas ao soldado Arildo Cardoso.