Nova Trento sedia IV Seminário Estadual de Formação de Multiplicadores

Com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e Prefeitura Municipal de Nova Trento, iniciou, na manhã desta segunda-feira (26) o IV Seminário Estadual de Formação de Multiplicadores, promovido pela Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares (ACCT). O evento ocorre no Centro de Encontros Imaculada Conceição (CEIC), centro de Nova Trento, e reúne a Diretoria e Conselho Fiscal (membros titulares e suplentes) da ACCT, coordenadores regionais adjuntos da mesma entidade, conselheiros tutelares, conselheiros dos direitos e demais operadores do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A abertura do IV Seminário Estadual de Formação de Multiplicadores contou com a presença do presidente da ACCT, Paulo Vendelino Kons, Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, Secretária Municipal de Educação e Esportes e presidente do CMDCA, Rosita Sônia Valle Tridapalli, presidente da Câmara de Vereadores de Nova Trento, Rosi Battisti Tamanini, 1º Diretor Secretário da ACCT, Jucelino Marino Chini, presidente do Conselho Tutelar de Nova Trento, Delcides Raulino dos Santos e demais membros da ACCT no Estado.

Na oportunidade, foi apresentado um documentário sobre a história e cultura de Nova Trento pela presidente do CMDCA, elaborado pela Epagri e administração municipal. Após a execução do Hino Nacional, as autoridades presentes puderam fazer uso da palavra. O Prefeito Municipal de Nova Trento destacou os projetos para Nova Trento que contemplam a educação e seus principais beneficiados: as crianças e os adolescentes, além de resgatar o trabalho desenvolvido por Santa Paulina. “Não há lugar mais apropriado, como aqui no CEIC, para realizar este Seminário Estadual, pois aqui neste local Santa Paulina começou a pensar na garantia dos direitos da população neotrentina”, enfatiza Orivan Jarbas Orsi. Paulo Vendelino Kons, Rosita Sônia Valle Tridapalli e Rosi Battisti Tamanini saudaram os participantes e desejaram um bom evento a todos.

Neste primeiro dia de Seminário, os participantes conhecerão o Sistema de Informação desenvolvido pela Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Presidência da República, para uso dos Conselhos Tutelares, proferido por Maria Dolores Pelisão, representante do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares – FCNCT. Em seguida, contam com o painel Diretrizes Procedimentais dos Conselhos Tutelares de Santa Catarina, tendo como mediador o advogado da Procuradoria Geral de Porto Alegre (RS) e Mestre em Direito Público, André Karst Kaminski.

Assembleia marca o Dia Estadual do Conselheiro Tutelar

Amanhã, 27 de outubro, Dia Estadual do Conselheiro Tutelar, será realizada a XII Assembleia Geral Ordinária da Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares. Dentre os temas em pauta está a apresentação dos trabalhos realizados em todas as regionais catarinenses, o planejamento das atividades para 2010 e a eleição e posse dos 29 novos dirigentes da ACCT.

Na mesma data, no período da tarde, a comunidade poderá participar das comemorações do 14º aniversário de fundação da ACCT, na Praça del Comune, centro de Nova Trento, com ato cívico, hasteamentos de bandeiras e corte de bolo. Paulo Vendelino Kons agradece e reconhece todo o esforço do povo neotrentino e de suas autoridades. “Sem o apoio do Prefeito Orivan, do CMDCA e do Conselho Tutelar, do secretário da ACCT Jucelino Chini, da Secretária Rosita Tridapalli, das Irmãzinhas e de tantos outros não seria possível a realização de tão relevante atividade”, destaca o presidente da ACCT.

IV Seminário Estadual de Formação de Multiplicadores

– 25 a 27 de outubro de 2009 • IV Seminário Estadual de Formação de Multiplicadores • Centro de Encontros Imaculada Conceição – CEIC • Nova Trento/SC.

– 27 de outubro de 2009 • XII Assembleia Geral Ordinária da Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares, com a eleição e a posse da nova Diretoria da ACCT • 8h30min, no CEIC, em Nova Trento/SC.

– 27 de outubro de 2009 • Comemoração do Dia Estadual do Conselheiro Tutelar (Lei nº 14.034/07) e do 14º Aniversário de Fundação da ACCT • 13h30min, em Nova Trento/SC.

13h30min – hasteamento das bandeiras, com a execução do Hino Nacional

13h35min – Saudação das Autoridades