Nova Trento planeja ações preventivas estruturando Defesa Civil Municipal

Ações preventivas diante dos imprevistos da natureza acentuaram-se a partir da catástrofe de novembro de 2008. Em Nova Trento, o Prefeito Municipal Orivan Jarbas Orsi tomou a iniciativa de aproximar o Corpo de Bombeiros, viabilizando uma guarnição para o município, além de estruturar a Defesa Civil, para promover ações preventivas.

A vinda de uma guarnição do Corpo de Bombeiros ainda é estudada em parceria com o poder público municipal, mas as primeiras ações diante da Defesa Civil Municipal já podem ser percebidas pela população neotrentina. Ivana Regina Cadore, funcionária efetiva da Prefeitura Municipal, assumiu a função de coordenadora do COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil), a fim de organizar as atividades de defesa civil do município. Ivana já está participando de diversas capacitações e tomando conhecimento de legislação, inserindo o município no Plano Regional de Defesa Civil.

Durante toda a semana passada, no período de 21 a 25 de setembro, Ivana Regina Cadore e o engenheiro civil da Prefeitura Municipal, Hemerson Cadore participaram de uma capacitação técnica para prevenção e gerenciamento de risco de desastres naturais. O curso ocorreu na Universidade Regional de Blumenau (Furb), envolvendo o Ministério das Cidades e o Serviço Geológico do Brasil, na qual foram abordados os temas mapeamento, gerenciamento de áreas de risco (sujeitas a escorregamentos), enchentes, inundações. Além disso, foi incluída proposta que atende a participação ativa da comunidade, um dos objetivos já expostos pelo Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi.

“Uma das ações previstas pela Coordenação da Defesa Civil será o início do cadastramento de risco, mapeamento de risco e execução de mapas força. Para isso, será viabilizada a formação de comissões, sendo que reuniões estão sendo previstas”, assinala Ivana Regina Cadore. Por ocasião da enxurrada no início desta semana em todo o Estado, a coordenadoria da Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Bem Estar Social e Habitação visitou as famílias em situação de risco no município, orientando-as sobre os sinais que podem ser detectados quando há possibilidade de escorregamentos, e ações que podem ser tomadas diante das dificuldades.

Além disso, a Defesa Civil disponibilizou telefone de contato para plantão de emergência (fone 199, que está sendo implantado), bem como local apropriado em caráter emergencial para desalojados, caso haja necessidade. Até o momento, a coordenadoria da Defesa Civil apenas contabilizou pequenas quedas de barreiras (sem grandes proporções) e notificou as famílias que estão próximas a encostas sujeitas a deslizamentos.

Cartilhas para conscientizar

No fim do mês de setembro, a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria Estadual de Defesa Civil disponibilizou material didático sobre segurança e percepção de riscos para escolas da rede pública estadual. Aproximadamente 4 milhões de cartilhas foram confeccionadas e distribuídas. Através de um pedido da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, cerca de 800 cartilhas serão entregues e distribuídas nas escolas municipais de Nova Trento, dedicadas ao público infanto juvenil.

Ainda priorizando o trabalho de conscientização, outras cartilhas confeccionadas pelo Serviço Geológico do Brasil também chegarão a Nova Trento. Todas serão distribuídas aos estudantes municipais através de projeto desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Educação e Esportes.