Apicultores neotrentinos participam de reunião em Botuverá

Aproximadamente 15 apicultores neotrentinos, acompanhados pelo Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Saulo Roberto Voltolini e pelo engenheiro agrônomo João Luiz Simão Filho participaram de uma importante reunião em Botuverá, no fim do mês de agosto. Na oportunidade, foram explicados todos os procedimentos para o rastreamento de produtos agrícolas, principalmente o mel, foco do trabalho. A reunião contou com a presença do presidente da Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (FAASC), Nésio Fernandes, prefeito de Guabiruba, Orides Kormann, Secretário de Agricultura de Guabiruba, Irineu Regis, Secretário de Agricultura de Brusque, Jorge Ramos, presidente da Associação de Apicultores de Botuverá (Apibo), João Irineu Smaniotto, além representantes regionais do Sebrae e da Epagri.

“Alguns apicultores neotrentinos já estão cadastrados para o rastreamento de produtos agrícolas. Assim, as pessoas que adquirirem seus produtos poderão verificar a procedência através da Internet, constatando a origem e a qualidade do produto”, explica o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Saulo Roberto Voltolini. Atualmente, a empresa Paripasso é responsável pelo projeto de rastreamento em nível nacional.

Como próxima etapa, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Epagri reunirão novamente todos os apicultores neotrentinos e demais interessados em produtos agrícolas. O encontro, no dia 25 de setembro, a partir das 14 horas debaterá a possibilidade de fundação de uma cooperativa descentralizada de produtos agrícolas, iniciando com o mel e o vinho produzidos em Nova Trento.