Desfile de 7 de setembro contará com a participação das Fanfarras Municipais de Canelinha e São João Batista

Um ato cívico na Praça del Comune, centro de Nova Trento, inicia a Semana da Pátria na próxima terça-feira, primeiro de setembro. A Prefeitura Municipal de Nova Trento, através da Secretaria de Educação e Esportes prepara-se para resgatar o tradicional desfile cívico do município, que ocorre no dia 7 de setembro. O evento, que dará enfoque para a história, o espírito cívico e a solidariedade do povo neotrentino, reunirá mais de 1.400 alunos da rede pública municipal e estadual, estudantes universitários, entidades do município neotrentino, a centenária Banda Musical Padre Sabbatini e as Fanfarras Municipais de Canelinha e São João Batista.

Quem confirma a programação oficial do evento é a Secretária Municipal de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli. “A Semana da Pátria inicia no dia primeiro de setembro, e no dia sete de setembro o evento terá início com a alvorada festiva, às seis horas da manhã”, registra a Secretária Municipal. Fogos de artifício e músicas ao som de uma corneta marcam a alvorada. Em seguida, às oito horas, haverá missa solene na Igreja Matriz São Virgílio.

O desfile cívico ocorre a partir das nove horas, com trajeto que inicia no Posto Nova Itália e seguirá por toda a extensão da rua Santo Inácio. De acordo com a programação da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, os alunos da Educação Infantil trabalharão o tema Meio Ambiente, destacando a situação atual do planeta e qual o “Planeta Sonho” que as crianças almejam. O Ensino Fundamental e o Ensino Médio desenvolverão o tema Educação, propondo o resgate da história do período colonial até os dias de hoje.

Já as Secretarias Municipais de Saúde e Bem Estar Social e Habitação, a Comissão Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (CMJEL), além de diversas entidades municipais destacarão as ações na área da saúde, cultura e esporte. Serão resgatados os trabalhos desenvolvidos por Amábile Visentainer (Santa Paulina), as atitudes de prevenção, os direitos à cidadania, a valorização do ser humano, da pátria, entre outros temas. “Esperamos que todos os neotrentinos e demais visitantes estejam presentes neste grande evento do nosso município”, disse Rosita Sônia Valle Tridapalli.

6h: Alvorada festiva

8h: Missa solene, na Igreja Matriz São Virgílio

9h: Desfile cívico, com a presença de estudantes da rede municipal e estadual de ensino, estudantes universitários, entidades municipais, Banda Musical Padre Sabbatini e Fanfarras Municipais de Canelinha e São João Batista.