Últimos preparativos para a XVII Incanto Trentino 2009

O estacionamento em frente à Prefeitura Municipal de Nova Trento e à Igreja Matriz São Virgílio foram interrompidos na manhã de segunda-feira, três de agosto. Tudo para que uma grande estrutura fosse montada, a fim de atender neotrentinos e visitantes para uma das maiores festas da cultura trentino italiana na região. A XVII Incanto Trentino ocorre neste fim de semana, sete, oito e nove de agosto, na Praça del Comune, centro de Nova Trento.

Segundo os organizadores, é importante destacar o esquema montado para os estacionamentos da festa. “A rua Santo Inácio estará fechada desde o Banco do Brasil até a Praça del Comune, e esta será a oportunidade dos neotrentinos e visitantes percorrerem este trajeto a pé, aproveitando o comércio que estará aberto no sábado, mesmo sendo feriado municipal”, informa comissão organizadora.

Estrutura

Para que o pavilhão da festa seja montado, bem como toda a estrutura em volta da Praça del Comune, os estacionamentos em frente à Igreja e à Prefeitura foram interrompidos nesta segunda-feira. A XVII Incanto Trentino contará com um pavilhão com dimensões de 20 metros por 30 metros. Além disso, um grande palco e um tablado para danças estará disposto neste pavilhão. Estruturas como barracas e pirâmides estão sendo montadas pela prefeitura municipal e pelas entidades, em volta da Praça del Comune. Nesses locais serão comercializadas comidas típicas, como polenta, queijos, porções diversas e bebidas. Nesta quinta-feira, será realizada a tradicional noite com polenta e linguiça, disponibilizado a todos, antecipando as comemorações do município.

Gastronomia

Além de toda a estrutura para comidas típicas com pratos rápidos, a XVII Incanto Trentino contará com almoços típicos no Salão Paroquial, a cargo do Restaurante Carlinhos, de Nova Trento. Não faltará a gastronomia da tradicional cozinha italiana, como queijos, polenta, linguiça.

Cultura

No Salão Paroquial São Virgílio, mais atrações. Parte do piso inferior do prédio será dedicada ao artesanato neotrentino. Na parte superior do Salão Paroquial, uma mostra fotográfica do Circolo Trentino de Nova Trento e pinturas em tela de artistas neotrentinos ficarão expostas.

Tarde dos idosos

No sábado, feriado municipal em Nova Trento, os grupos de idosos de Nova Trento e região ganharão uma tarde especial. Muita música e danças com os Grupos Giardino D'Amuri, de Curitiba e Conjunto Estilo Musical. Além disso, será oferecido um café especial aos grupos de 3ª Idade que estarão presentes na XVII Incanto Trentino. “Vale ressaltar que, independente de ser idoso ou não, todos podem vir e acompanhar as festividades com seus familiares”, destaca a comissão organizadora.

Tradicional desfile

Este ano, o desfile da XVII Incanto Trentino estará voltado para a história e tradições de Nova Trento. O evento inicia às 9h30 da manhã de domingo e contará com a presença da Banda Musical Padre Sabbatini, além da rainha e princesas do Circolo Trentino e XVII Incanto Trentino, e diversas entidades culturais da cidade. Shows musicais e diversas atrações também fazem parte da programação dos três dias festivos. Confira:

07 de agosto – Sexta-feira

20h – Abertura oficial da XVII Festa Incanto Trentino, com sangria dos barris de vinho e queima de fogos

21h – Apresentação da centenária Banda Musical Padre Sabbatini

22h – Baile show com Família Paganini

24h – Baile na Sociedade Recreativa Humaitá, com Airon e Alessandro, Fá e Banda

08 de agosto – Sábado – Feriado Municipal

9h – Início das atrações esportivas

12h – Almoço típico

13h30min – Recepção dos grupos da Terceira Idade, com animação do Conjunto Estilo Musical

14h30min – Apresentação do Grupo Giardino D'Amuri (Show Italiano – Curitiba)