Lojistas neotrentinos apoiam projeto para extinguir uso de sacolas plásticas
Representantes do comércio, entidades e o poder público reuniram-se nesta quarta-feira para propor Lei Municipal em favor de sacolas retornáveis
Há pouco mais de um mês, a Epagri, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Agricultura e Meio Ambiente lançou oficialmente a sacola retornável em Nova Trento. A extinção do uso de sacolas plásticas pelo comércio local faz parte do projeto “Plantando um Futuro Limpo”, que prevê uma série de iniciativas em favor do meio ambiente. Nesta quarta-feira, 15 de julho, representantes do comércio, entidades e o poder público municipal participaram de uma reunião para debater e propor uma Lei Municipal para extinguir em definitivo o uso de sacolas plásticas de distribuição gratuita.
Manifestações favoráveis pela sacola retornável foram unânimes entre os presentes. Preocupados com as questões do meio ambiente, todos os mercadistas e lojistas da cidade afirmaram que estão dispostos a contribuir com o projeto. O prefeito municipal, Orivan Jarbas Orsi também esteve presente no encontro, e destacou a importância em diminuir o lixo produzido em Nova Trento, para que todos os neotrentinos possam garantir um futuro com qualidade.
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Trento, Roberta Piffer, disse que já aderiu à sacola retornável e que o comércio apoia a iniciativa. A mesma opinião foi manifestada pelo representante do Supermercado Bittencourt, Vilmar Bittencourt. “Estamos no caminho certo e acredito que a Câmara de Vereadores irá aprovar esse projeto”, afirma o mercadista.
O representante da loja Santo André Materiais de Construção, Marcelo Gessele, destacou que o núcleo de lojas de materiais de construção de Nova Trento já aderiu ao projeto da sacola retornável. “Todas as quatro lojas de materiais de construção se reuniram e estão divulgando as sacolas retornáveis. Faremos sacolas com a logomarca do projeto e faixas serão colocadas em frente de cada comércio, informando sobre o projeto”, enfatiza Gessele.
A sacola retornável também tem apoio do Supermercado Voltolini, Supermercados Archer, Agropecuária Ruberti e Associação Neotrentina do Turismo (Neotur), cujos representantes manifestaram-se com palavras de incentivo ao projeto. “Mesmo que meu público alvo seja de 80% de turistas, tenho o maior prazer em divulgar para eles a medida ecológica adotada em nosso município”, disse o empresário Moisés Tambosi.
Sacolas oxibiodegradáveis
Os representantes do comércio e dos supermercados locais apoiam o projeto para extinguir o uso de sacolas plásticas. Mas, para os clientes ou turistas que eventualmente esqueçam de levar a sacola retornável ao supermercado ou comércio, há a proposta de venda de sacolas oxibiodegradáveis, que se decompõem mais cedo na natureza que as de plástico comum. Para tanto, os representantes debateram um valor único a ser cobrado pela venda dessas sacolas.
Novas iniciativas
Além da diminuição do plástico no meio ambiente, a Epagri e as Secretarias Municipais de Educação e Agricultura e Meio Ambiente pretendem incentivar o reaproveitamento do lixo orgânico, através da construção de composteiras no quintal das residências. As orientações técnicas para construção serão divulgadas pelo órgão e pela administração municipal, através de suas secretarias.
Outro projeto concentra-se no recolhimento de pilhas e baterias, para que estas tenham um destino correto, além da implantação do projeto de destinação do óleo usado na cozinha.