Nova Trento se prepara contra a Gripe A

Com um caso confirmado em Brusque e alguns suspeitos registrados, os municípios próximos como Nova Trento se preparam contra a Gripe A (H1N1). Devido a Festa de Santa Paulina no próximo fim de semana, a Vigilância Epidemiológica de Nova Trento pretende conscientizar moradores e turistas, distribuindo material de divulgação e explicando sobre as medidas preventivas necessárias.

Uma reunião com dirigentes da Vigilância Epidemiológica Estadual ocorrerá amanhã, oito de julho, junto a Secretaria de Saúde de Nova Trento. O objetivo é estruturar um posto de informações para distribuição de material de divulgação, contendo dicas e instruções de como proceder em caso de contato com suspeitos e/ou confirmados da Gripe A. Cerca de 40 mil folders serão entregues em todo o Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde.

A partir de amanhã até o fim desta semana, a Vigilância Epidemiológica neotrentina também fará a entrega desses materiais de divulgação nas escolas, comércio, restaurantes e demais instituições, especialmente no bairro Vígolo, onde o fluxo de turistas deve aumentar com a aproximação do feriado municipal (9 de julho) e do fim de semana. “Até o momento não há nenhum caso registrado de Gripe A em Nova Trento e também não há motivo para pânico. Nosso objetivo é a prevenção”, destaca a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Nova Trento, Eliani Terezinha Coelho.


Orientações

  • Caso as pessoas tenham contato com suspeitos e/ou confirmados de Gripe A, recomenda-se evitar ao máximo saídas, principalmente em locais públicos e com aglomerações. Adultos, até 7 dias após o início dos sintomas. Crianças menores de 12 anos, até 14 dias.

  • É recomendado lavar as mãos com frequência, com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz.

  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca auxilia para a não proliferação dos germes.

  • Ao tossir ou espirrar, é recomendável cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

  • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

  • Em casos suspeitos e/confirmados da nova gripe, a Secretaria de Estado da Saúde recomenda isolamento domiciliar, limitando contato com outras pessoas para evitar a transmissão do vírus.

     

    Fonte: Secretaria de Estado da Saúde/Governo do Estado