Conae Municipal recebe grande número de participantes

Evento ocorreu na tarde de sexta-feira, três de julho, na sede da Associação Comunitária São Virgílio Pró-anciãos de Nova Trento – La Casa dei Nonni.

Pais, alunos, professores, gestores e comunidade em geral participaram da Conferência Municipal de Educação (Conae) na sexta-feira, três de julho, em Nova Trento. O número de participantes superou a expectativa, segundo a Secretária Municipal de Educação, Rosita Sônia Valle Tridapalli. Aproximadamente 200 pessoas compareceram à Conferência Municipal, na qual foram realizadas palestras e debates para a elaboração de um documento que será apresentando na conferência regional, em agosto.

A abertura da Conferência Municipal de Educação contou com a presença do prefeito municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, o presidente da Câmara de Vereadores, Leonir José Maestri, o gerente de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Moacir Merizio, a coordenadora regional da Conae, Darli Zunino Amorim, a Secretária Municipal de Educação, Rosita Sônia Valle Tridapalli, demais palestrantes do dia e a coordenadora municipal da Conae, Fabiana Marchiori.

“É importante que este documento sobre a nossa educação saia daqui e chegue até Brasília, para que tenhamos uma realidade aproximada de toda a situação do país. Esta é a oportunidade para construirmos uma política pública e darmos início a esse projeto”, destacou o prefeito Orivan Jarbas Orsi. O gerente de Educação da SDR, Moacir Merizio reiterou a fala do prefeito neotrentino e disse que essa é a oportunidade para expressar todos os descontentamentos e sugerir o que queremos para a nossa educação.

Em Nova Trento e nos demais municípios da 16ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), dois eixos deveriam ser debatidos para a elaboração de um documento sobre a Educação: Eixo II – Qualidade da Educação, Gestão democrática e Avaliação; e Eixo IV – Formação e valorização dos professores da Educação. Após as palestras com a professora da Unifebe e mestre em Educação, Fabiani Colombi, e a pesquisadora da Univali, doutora em Educação pela PUC/SP, Luciane Maria Schlindwein, quatro grupos foram formados para discussão dos eixos propostos.

Eleição dos delegados

A próxima Conferência, etapa regional, será realizada nos dias 11 e 12 de agosto, em Brusque. Para que as propostas do documento elaborado em Nova Trento cheguem até lá, uma comissão composta por delegados de diversos segmentos foram eleitos após a Conferência Municipal de Educação.

Representando os pais, tornaram-se delegados os senhores Vildemar Klann e Valmir Coelho, sendo suas suplentes as senhoras Izabel Cristina Schornes de Carvalho e Eliete Maria Anzini Brogni. Como representantes dos trabalhadores em Educação foram eleitos: Natal Valter Tomazoni, Carlos Roberto Orsi, Jovani Tamanini e Hilisbeti Bottamedi Ruberti, tendo como suplentes, Miria Costa Tonini, Lacioni Wolf, Maristher Fritzke e Sandra Pinot Costa. Para o segmento gestores elegeram-se delegados Rosilda Maria Dalri Merizio, Danuza Almeida, Valentim José Marcolla e Lilian Cristiani Fontanelli, sendo suplentes: Maria Aparecida Bittencourt, Tamires Leite, Christiane Talita Marchi Vieira Dorneles e Rita Cassiani Krichinski. Do Conselho Municipal de Educação elegeu-se titular Otimar Marchi, tendo como suplente Samanta Lazzarotto. Como representantes dos alunos, os delegados ficaram assim compostos: Pablo Ramon Schornes de Carvalho, Nathália Quintino, Maysa Andrade Santos e Kétlin Daiana Gessele, tendo como suplentes Leandro Silva Fantin, Jaciara da Silva, Morgana Speranzini e Andressa Bernardi.

CONAE

A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo poder público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Foi organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação. A CONAE tem como tema principal, definido pela Comissão Organizadora Nacional, Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação. Após as etapas regional e estadual, acontecerá em Brasília a etapa nacional, em abril de 2010. A Comissão Organizadora Nacional é integrada por representantes das secretarias do Ministério da Educação, da Câmara e do Senado, do Conselho Nacional de Educação, das entidades, dos dirigentes estaduais, municipais e federais da educação e de todas as entidades que atuam direta ou indiretamente na área da educação.

Agradecimento

A Secretária Municipal de Educação, Rosita Sônia Valle Tridapalli e a coordenadora municipal da Conae, Fabiana Marchiori agradecem toda a equipe, composta pelas comissões de Mobilização e Divulgação, Especial de Dinâmica e Sistematização e, Infraestrutura e Logística pelo empenho para a realização deste evento em Nova Trento. E a todos os participantes que contribuíram para que a conferência se concretizasse.