Nova Trento estreita relações com o Trentino Alto Ádige/Itália

Durante aproximadamente 14 dias do mês de junho, o prefeito municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, acompanhado pelo trentino Alberto Battisti percorreram diversas cidades do Trentino Alto Ádige, região norte da Itália. Além de estreitar as relações com a Itália, o prefeito apresentou inúmeros projetos para Nova Trento.

A viagem ganhou nova dinâmica após o acidente aéreo do voo 447, da Air France, em que estavam a bordo o diretor da Associazione Trentini nel Mondo, Rino Zandonai, o prefeito de Canal San Bovo, Luigi Zortea e o deputado da Província Autônoma de Trento, Giovanni Battista Lenzi. Desta forma, o prefeito Orivan Jarbas Orsi levou o sentimento de solidariedade de toda população neotrentina para a região do Trentino Alto Ádige. No primeiro encontro com os trentinos, Orsi teve a oportunidade de relatar sobre os objetivos de sua viagem num encontro com mais de 150 pessoas, na cidade de Nogaredo, onde Rino Zandonai morava.

Reuniões ocorreram junto a Associazione Trentini nel Mondo, quando Orsi conversou com o presidente Alberto Tafner e a vice-presidente, Maria Carla Failo, além do coordenador de projetos da Província Autônoma de Trento, Ciro Russo. Na própria Província, o prefeito de Nova Trento encontrou-se com o presidente Lorenzo Dellai, a funcionária do setor de Imigração e Solidariedade Internacional, Antonella Giordani e dos estudantes neotrentinos que recebem bolsa de estudos pela Província Autônoma de Trento, Anderson Sartori, Andreza Sartori, Giovani Dell'Antonia, Kamila Trainotti e Karluza Sgrott.

Em todas essas oportunidades, Orivan Orsi fez questão de agradecer todos os projetos, incentivos e ajudas oferecidas a Nova Trento, como a Trentolat, a Vinícola Neotrentina, o Sicoob Trentocredi, o Circolo Trentino de Nova Trento e a Associação Comunitária São Virgílio Pró-anciãos, que recebeu ajuda para construção da sede própria. “Meu objetivo foi mostrar para eles que não fui lá para pedir dinheiro. Minha intenção é proporcionar uma aproximação das cidades do Trentino com Nova Trento, a fim de caracterizar mais a nossa cidade com as questões culturais italianas, formando parcerias”, disse Orsi.

Projeto gastronômico

O prefeito de Nova Trento recebeu apoio em todos os projetos apresentados aos representantes da Província Autônoma de Trento e Associazione Trentini nel Mondo, contando ainda com o prefeito de Trento, Alessandro Andreatta. Um projeto em especial, o da área gastronômica, foi bastante aplaudido pelos italianos. Trata-se da vinda de chefes de cozinha para Nova Trento, a fim de profissionalizar não só os restaurantes, mas qualquer pessoa que esteja interessada em incrementar esse setor.

Através de um contato estabelecido pelo presidente da Província Autônoma de Trento, Orivan Orsi participou de dois encontros com o chefe de cozinha Rinaldo Dalsasso. “Ele trabalha pela Província e viaja o mundo todo, tendo conhecimento para elaborar grandes eventos”, relata Orsi. A vinda de Rinaldo Dalsasso a Nova Trento já está confirmada, restando apenas a confirmação da data, que será em março ou agosto de 2010. “Temos o intuito de trazê-lo no mês de agosto, em função da Festa Incanto Trentino. Rinaldo mesmo sugeriu fazer um grande evento, após uma semana de curso, elaborando pratos para toda a população, a baixo custo. Os recursos podem ser revertidos para alguma instituição”, explica Orivan Orsi.

O cardápio de Rinaldo Dalsasso é composto por diversos tipos de massas, pratos típicos e o tradicional canederli.

Projeto arquitetônico

O presidente da Associazione Trentini nel Mondo e o prefeito de Trento já contactaram com um arquiteto que terá disponibilidade de vir a Nova Trento. O objetivo é que ele ministre aulas para arquitetos e engenheiros neotrentinos, para que eles possam conhecer a arquitetura em estilo trentino. O prefeito de Nova Trento pretende instituir uma lei de incentivo para todos aqueles que queiram construir casas e lojas nesse estilo. “Assim, teremos uma arquitetura diferenciada em relação às outras cidades”, destaca Orivan Orsi.

Cidades co-irmãs

Em Besenello, cidade trentina com pouco mais de dois mil habitantes, Orivan Orsi conversou com a prefeita Carmen Manfrini e a vice-prefeita Annalisa Orsi, propondo um “gemellaggio” (intercâmbio) entre Besenello e Nova Trento. A ideia foi aceita com muita admiração, visto que prefeita e vice ficaram encantadas ao saber que existe no Brasil uma cidade com o mesmo padroeiro de Trento, os mesmos nomes de igrejas e cidades do Trentino. “Uma placa na entrada de Besenello será colocada, informando que esta é cidade co-irmã de Nova Trento-SC-Brasil”, informa Orsi.

Projeto Defesa Civil

Em Trento, através de contato do presidente da Província Autônoma de Trento, Orivan Orsi visitou a Federação Vigili del Fuoco (Atentos ao Fogo), considerada uma das melhores defesas civis do mundo, em estrutura e organização. “Para se ter uma ideia, dos 500 mil habitantes do Trentino, sete mil atuam como voluntários nessa instituição”, afirma Orsi.

No contato estabelecido na Vigili del Fuoco, o presidente da Federação afirmou que pretende vir a Nova Trento ministrar palestra sobre a atuação da entidade, conscientizando as pessoas da importância do voluntariado e de iniciativas que valorizem a segurança da população.

Orivan explica que, hoje, o presidente da Defesa Civil no município é o prefeito, mas isso poderá ser alterado em breve. “Gostaria de uma pessoa específica, que tenha interesse nessa área”, assinala o prefeito. Além disso, Orivan Orsi pretende instituir, a partir do ano que vem, uma disciplina nas escolas sobre solidariedade e cidadania, para desenvolver ainda mais essa consciência.

Outros projetos e visitas

Além desses projetos, o prefeito municipal de Nova Trento pretende firmar contatos para desenvolver atividades na área musical. Outra iniciativa é para o dialeto trentino. “Percebi que eles não se interessam pela língua italiana em si, mas pelo dialeto. Assim, pensamos em propor o contrato ou profissionalização de uma pessoa que ofereça cursos gratuitos a população, para manter essa identidade cultural”, diz Orivan Orsi.

Ainda assim, Orsi visitou a maior cooperativa de vinho da região Trentina, que possui faturamento anual em milhões de Euros, para conhecer todo o processo de produção da uva e do vinho. Orivan Orsi concedeu entrevista a diversos jornais, rádios e redes de televisão, relatando sobre seus projetos e prestando solidariedade aos italianos do voo 447.

O presidente da Província Autônoma de Trento, Lorenzo Dellai e o prefeito de Trento, Alessandro Andreatta afirmaram que pretendem visitar Nova Trento em breve.