Prefeito em exercício e Secretário de Bem Estar Social participam de assinatura de convênio para compra de terrenos aos atingidos pelas chuvas de 2008

O prefeito municipal de Nova Trento em exercício, Pedro Piva Neto e o Secretário de Bem Estar Social e Habitação, Adauton Raulino participaram da assinatura de convênio para repasse de R$ 1.975.000,00 aos oito municípios das regiões norte e Vale do Itajaí atingidos pelas chuvas de 2008. O evento ocorreu na tarde de terça-feira, 23 de junho, em Joinville, com a presença do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira. Nova Trento foi contemplado com R$ 100 mil. Os recursos são provenientes de doações ao Fundo Estadual de Defesa Civil.

Segundo o Secretário de Bem Estar Social e Habitação, Adauton Raulino, a verba será utilizada para aquisição de um terreno que esteja fora das áreas de risco e acima da quota de enchente. No local, serão construídas cerca de 12 moradias às famílias atingidas.

Após a assinatura do convênio, o governador do Estado salientou o trabalho dos Conselhos de Desenvolvimento Regional, que estudaram a distribuição de recursos aos municípios. A presidente da Cohab, Maria Darci Mota Beck, destacou a importância da compra de terrenos para a construção dessas moradias. “Mais de 200 residências já foram construídas e temos recursos garantidos para a construção de mais 1,7 mil casas”, garantiu Maria Darci.

Além de Nova Trento, as cidades beneficiadas foram: Guabiruba (R$ 150 mil); Itajaí (R$ 350 mil); Corupá (R$ 275 mil); Guaramirim (R$ 100 mil); Jaraguá do Sul (R$ 400 mil); Joinville (R$ 400 mil) e Indaial (R$ 200 mil).

Fundo – As doações ao fundo totalizam R$ 34 milhões, dos quais R$ 15 milhões já foram utilizados para compra de terrenos, destinados em fevereiro, além de cerca de R$ 17 milhões para o Auxílio Reação, o qual beneficia cerca de sete mil famílias catarinenses atingidas pelas chuvas do ano passado.

Dados: Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania