Unidade Sanitária e ambulância são entregues à comunidade de Aguti

Aproximadamente 200 famílias do distrito de Aguti e comunidades próximas agora podem contar com novas instalações da Unidade Sanitária, além de ambulância totalmente equipada para atender situações de emergência. A solenidade de entrega ocorreu na tarde de sábado, 20 de junho, após a missa na Capela São Paulo Apóstolo, e contou com a presença de autoridades municipais e de toda comunidade.

O Secretário de Saúde de Nova Trento, Godofredo Luiz Tonini, agradeceu a presença de todos e destacou que a obra só foi possível graças ao apoio prestado pela administração municipal. “Agora a população terá atendimento de qualidade, como realmente merece. Um médico ficará à disposição todas as quintas-feiras e um pediatra sempre na última quinta-feira do mês”, disse Tonini.

Vereadores, secretários municipais e funcionários da prefeitura municipal de Nova Trento também compareceram a solenidade. A Secretária de Educação, Rosita Sônia Valle Tridapalli parabenizou a administração municipal por esta importante obra para o distrito de Aguti. Já a vereadora Rosi Battisti Tamanini (PMDB) afirmou que “a saúde é o bem estar do povo” e pediu que a administração não desanime diante das dificuldades encontradas.

O Secretário de Saúde de São João Batista, membro titular do Conselho Estadual de Saúde e coordenador do Comitê Temático de Saúde da 16ª SDR, Sálvio Osmar Tonini também parabenizou a administração. “Fico orgulhoso ao constatar que a comunidade de Aguti pode usufruir desta nova unidade. Além disso, é muito importante a integração que há entre os municípios do Vale do Rio Tijucas, em que Nova Trento hoje pode atender pacientes em emergência, quando outro município não pode. Isso mostra maturidade para crescer sempre, esquecendo o egoísmo e pensando no plural”, afirma Sálvio Osmar Tonini.

Memória de Antônio Vicente Vargas

Presente na entrega da Unidade Sanitária e da ambulância de Aguti, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Trento, Bento Marchiori, fez questão de lembrar de Antônio Vicente Vargas. Foi ele quem construiu o prédio, hoje cedido à prefeitura, para que a população possa receber atendimento na área da saúde.

Atenção a toda comunidade

O prefeito municipal em exercício, Pedro Piva Neto, destacou o compromisso firmado pela administração municipal com toda comunidade e, em especial, aos mais necessitados. “Nossa primeira ação foi a reabertura do Hospital Imaculada Conceição, em que as mães neotrentinas puderam voltar a ter seus filhos em Nova Trento. Hoje estou mais do que satisfeito em fazer a entrega desta obra no Aguti. Com poucos recursos podemos fazer muitas obras”, disse Pedro Piva Neto.

Além disso, o prefeito em exercício enumerou as obras que estão em andamento em vários bairros, como Claraíba, Salto, Trinta Réis e Mato Queimado, e adiantou: “Em breve entregaremos a Unidade Sanitária do Lageado e a reforma da Escola Fundamental do Aguti”.

A comunidade de Aguti não escondeu a satisfação ao receber esta importante obra. O morador Joselino Wilvert, disse que há muito tempo a comunidade sentia dificuldade diante das péssimas condições de higiene e segurança na Unidade Sanitária. “O piso e o forro estavam todos podres. Agora tudo está diferente”, assinala Wilvert.