Comitiva viaja para Itália na próxima semana

O prefeito de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi viaja nesta segunda-feira, oito de junho para a Itália, na companhia de autoridades estaduais e federais. O objetivo é estreitar os laços entre Nova Trento e as cidades do Trentino, região norte da Itália. A missão durará cerca de 14 dias, no qual estão previstas diversas ações, visitas e parcerias.

"Estamos levando vários pedidos e uma carta de intenção ao presidente da Província Autônoma de Trento, Lorenzo Delai", explica o prefeito municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi. Segundo o prefeito, um dos principais objetivos da missão é conhecer a estrutura turística do Trentino. Na oportunidade será entregue material de divulgação de Nova Trento, editado em língua italiana, a fim de incentivar o turismo em Santa Catarina e, especialmente, da cidade neotrentina.

Também junto a Província, a comitiva pretende firmar projetos de incentivo para a Língua Italiana em Nova Trento. "Podemos estudar, depois, uma lei no município que torne obrigatória a disciplina de língua italiana das escolas do município", destaca Orsi.

Os mesmos incentivos devem surgir na área gastronômica. Serão propostas parcerias para a vinda de um chefe de cozinha trentino, que possa ofertar cursos profissionalizantes da culinária italiana, incrementando, desta forma, as receitas oferecida aos turistas e visitantes de Nova Trento.

Incentivo para a música

Durante sua estada na Itália, o prefeito de Nova Trento visitará o Conservatório de Trento, uma referência da música no Trentino. Através de um projeto elaborado com o maestro neotrentino da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, José Nilo Valle, a prefeitura municipal já analisa a possibilidade de criar uma orquestra de cordas na cidade. "Além disso, levarei algumas sugestões da centenária Banda Musical Padre Sabbatini, a fim de firmar parcerias com a Itália", afirma Orivan Orsi.

Arquitetura Trentina

Nesta segunda-feira, primeiro de junho, o prefeito de Nova Trento reuniu-se com engenheiros civis neotrentinos, a fim de estudar a elaboração de uma lei de incentivo a construções trentinas. O estudo ainda está em andamento e possibilitará um desconto no IPTU para os neotrentinos que apresentarem projetos com essa característica.

Para tanto, é necessário que os engenheiros conheçam o estilo arquitetônico próprio da região Trentina. "Assim, conversaremos com o presidente da Província Autônoma de Trento para que haja uma parceria com Nova Trento, com o objetivo de disponibilizar um técnico italiano, a cada ano, que oriente os engenheiros para trabalhar aquele estilo arquitetônico. Assim, teremos uma arquitetura diferenciada em relação às outras cidades", destaca Orivan Orsi.

Outras parcerias

As cidades italianas de Besenello, Roncegno e Silea integram o roteiro de visitação da comitiva. Especialmente em Silea, Orivan e demais autoridades estaduais e federais entrarão em contato com representantes da área do esporte, realizando parcerias entre times de futebol e as escolinhas de Nova Trento. "Trabalharemos com a possibilidade de que, quando houver alguém aqui que se destaque no futebol, nós podermos levar essa pessoa para lá", assinala Orsi.

E as parcerias se estendem para a área da Defesa Civil trentina, considerada uma das melhores do mundo. Para isso visitarão o corpo de bombeiros voluntários, juntamente com o presidente da Província Autônoma de Trento, Lorenzo Delai, conhecendo o trabalho realizado lá. O intuito é formar, futuramente, uma equipe neotrentina que ofereça suporte em situações de risco, como aquela ocorrida em novembro do ano passado. "Nesse primeiro momento, nosso objetivo é abrir portas, para depois colhermos os frutos num futuro próximo", assinala o prefeito municipal de Nova Trento.