Samae realiza limpeza das estações de captação e tratamento de água na ETA Vasca

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) iniciou no mês de dezembro um trabalho de limpeza completa na Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Vasca, em Nova Trento. O prefeito Tiago Dalsasso esteve no local acompanhando o trabalho dos servidores.

De acordo com o diretor do Samae, Godofredo Luiz Tonini, o Godoi, atualmente, a limpeza está sendo realizada no local onde é feita a captação de água bruta.

“Estamos limpando os tanques de captação para a retirada de folhas e lama. Em seguida, estamos fazendo o processo de tratamento da água, limpando os filtros e clarificadores”, explica Tonini. Ele ainda recorda que o local não era limpo desta forma há quase 20 anos.

O processo teve início ainda em dezembro de 2021 com a limpeza das estações de captação, porém este ano, o trabalho está sendo mais aprimorado e abrangente.

“É importante ressaltar que o local é vulnerável quando ocorrem temporais, onde se capta a água da grota, e quando chove leva sujeira. Por isso, a limpeza costuma ser mais frequente nestes períodos”, informa o diretor do Samae.

Água: pode faltar

O município ainda não registrou falta de água nos últimos meses por conta do trabalho realizado pelo Samae de captação e distribuição coerente. Apesar disso, os níveis de captação estão diminuindo gradativamente.

Ele também comenta que a média de consumo diário em Nova Trento chega a dois milhões e 500 mil litros de água, e conforme aumenta mais o calor, também se aumenta o consumo.

“Por isso, peço à população que utilize a água apenas para consumo humano, que é a finalidade principal e não desperdice lavando calçadas, telhados e calçamentos”, ressalta Godói.