Empreendedores do turismo de Nova Trento devem se cadastrar como prestadores de serviço no Cadastur
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento está realizando um chamamento de pessoas físicas e jurídicas que trabalham no setor turístico para realizar o cadastro no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo (MTUR).
O Cadastur é um sistema on-line com o objetivo de promover a formalização dos fornecedores de serviços turísticos, além de oferecer segurança aos turistas e consumidores.
O cadastro é obrigatório para empresas na área de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo inscritos no MEI (microempreendedor individual).
Além do certificado do Cadastur, ser uma empresa ou pessoa física cadastrada e em situação regular também proporciona muitos benefícios para os cadastrados.
Entre eles, o acesso e vantagens em linhas de crédito e financiamento por meio de bancos oficiais, visibilidade nos sites do Cadastur e no Programa Viaje Legal, apoio em eventos, feiras e ações promovidas pelo Ministério do Turismo. Todos os cadastrados também se tornam uma importante fonte de consulta para o turista e para o mercado do turismo.
Mapa do Turismo
O secretário municipal de cultura e turismo, Rodrigo Bonecher, explica que o cadastro também será utilizado para atualizar o Mapa do Turismo nacional, para dar mais visibilidade ao município. “Quanto mais prestadores cadastrados, mais se entende que existe uma atividade turística na cidade”, destaca.
Segundo ele, o MTUR possui uma classificação dos municípios turísticos, que podem se enquadrar nas categorias A, B, C, D e E. Atualmente, Nova Trento está na categoria D, e com o cadastro das empresas, a intenção da secretaria municipal é elevar Nova Trento de categoria.
“Conforme a elevação na categoria, o Ministério do Turismo também consegue prestar mais auxílio ao município, incluindo novas verbas e apoio no desenvolvimento do turismo”, detalha o secretário.
Bonecher informa que até a metade de fevereiro toda a documentação será enviada para entrar no Mapa do Turismo.
Cadastro gratuito
O cadastro é gratuito e pode ser feito na Secretaria de Cultura e Turismo, com horário marcado por meio do telefone (48) 3267-3234. Caso o empresário ou pessoa física fizer o cadastro on-line e quiser tirar dúvidas, é possível entrar em contato pelo mesmo telefone, das 7h às 13h.
O empresário ou pessoa física deverá trazer o acesso ao portal gov.br com o CPF e CNPJ para a realização do cadastro, que leva de 10 a 15 minutos para ser concluído.