Saúde realiza testes rápidos em luta contra hepatites virais
Em alusão ao Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário por meio do setor Vigilância Epidemiológica reforça a importância dos munícipes realizarem o teste rápido que diagnostica as doenças, que é ofertado gratuitamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde.
O teste está disponível em todas as unidades básicas de saúde, é realizado em questão poucos de minutos, e além das hepatites é capaz identifica também HIV e Sífilis.Sobre a dataO Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais foi criado pela OMS – Organização Mundial da Saúde – com intuito de chamar a atenção para a doença e ser um dia voltado a conscientização e a importância de prevenir as doenças.
Sobre as Hepatites Virais
A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso, a importância do diagnóstico precoce para prevenir doenças como o câncer de fígado e a cirrose, diminuindo também a necessidade de transplantes e internações.
A hepatite A é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas. A hepatite B é transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível pegar a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.A hepatite C também é transmitida pelo sangue, uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas, canudos de inalação e materiais perfurocortantes contaminados.