Programa Nacional de Controle do Tabagismo conta novos grupos

Com intuito de orientar e auxiliar as pessoas que desejam parar de fumar, o Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – retorna com os encontros dos novos grupos que integram o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Ao todo foram formados três grupos provenientes da demanda dos bairros: Centro, Besenello, distrito de Claraíba e Trinta Réis.

De acordo com a psicóloga do Nasf e coordenadora do programa no município, Camila Formento Melo dos Santos, os encontros ocorrem sempre nas sedes das Unidades Básicas de Saúde dos bairros e contam com a participação de uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, farmacêutica, educadora física, fonoaudióloga e nutricionista.

Ela explica que o programa conta dez encontros, divididos da seguinte forma: quatro semanais, quatro quinzenais e dois mensais, conforme recomendações do Ministério da Saúde. “No Claraíba, os encontros iniciaram na quinta-feira, dia 1º de março. No Besenello iniciam na próxima segunda-feira, 05, onde também serão atendidos os moradores do Centro. Já no Trinta Réis, o início será na quinta-feira, dia 08”, esclarece Camila.

A coordenadora do programa destaca ainda, que as inscrições para estes grupos já estão encerradas, porém, todos que desejam parar de fumar podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e se inscrever para participar dos próximos grupos que serão realizados no decorrer do ano.