Ações marcam combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

A sexta-feira, 26 de maio, foi marcada por ações em alusão ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na ocasião, os membros do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar e do Cras – Centro de Referência em Assistência Social Cátia Marchiori realizaram uma mobilização no Centro, com o tema: ‘Diga não à violência sexual, faça bonito, denuncie!’.

Durante a mobilização o grupo distribuiu folders com informações sobre o que é violência sexual, como ela acontece e como falar com os filhos sobre o assunto. De acordo com o coordenador do Cras Cátia Marchiori, Paulo Gerson de Carvalho, campanhas como esta serão intensificadas no município como forma de prevenção.

Ele destaca que para denunciar os casos não é preciso se identificar, baste ligar para o ‘Disque 100’ ou para os órgãos como: Polícia Militar pelo 190, Secretaria de Assistência Social e Habitação (48) 3267-3219, Cras (48) 3267-3226 ou para o Conselho Tutelar (48) 3267-0785. O ato contou com apoio da Prefeitura Municipal em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e Habitação, Educação e Saúde.

Além desta mobilização, a rede intersetorial composta pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Habitação, Saúde e Desenvolvimento Comunitário, Educação, o Cras – Centro de Referência em Assistência Social Cátia Marchiori, o Conselho Tutelar e o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – pretendem realizar no decorrer do ano, ações sistemáticas ligadas aos temas que envolvem as crianças e adolescentes.

Sobre a data

No dia 18 de Maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. O corpo dela apareceu seis dias depois carbonizado e os agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. Essa data ficou instituída, através da Lei Federal nº 9.970/2000 como ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’.

Texto e fotos: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento