Nova Trento completa 122 anos de emancipação

O município de Nova Trento completa na próxima sexta-feira, 122 anos de emancipação político administrativa. A conquista ocorreu 17 anos após, após a chegada dos primeiros imigrantes trentino-italianos, que vieram da região norte da Itália, começaram a se instalar a partir de 1875.

Do porto de Itajaí, as primeiras famílias oriundas da Valsugana, no Alto Vale do Brenta, no Trentino e de Monza, seguiram para os lotes estabelecidos a 16 quilômetros, do atual centro da cidade. Além dos trentinos- italianos, alemães, poloneses e outras etnias passaram a ocupar o território. Em oito de agosto de 1892, através da Lei Provincial promulgada pelo presidente da província, Tenente Joaquim Machado, Nova Trento tornou-se município.

Neste ano, a data do aniversário ocorre no mesmo dia da abertura da XXII Incanto Trentino, a festa das tradições trentino-italianas, que tem o objetivo preservar os costumes do povo neotrentino e valorizar a história da cidade.

Confira hino da cidade, a música foi composta por Nicolau Bado, e a letra elaborada pelo padre Lidvino Santini.

Município de Nova Trento eia,

De existência há 122 anos sus

Celebrar jubilosos anseia

Nova Trento nimbado de luz