Secretaria de Transportes e Obras atua na reconstrução após enchente

A Secretaria de Transportes, Obras, Serviços Urbanos e Planejamento está em intenso trabalho desde a madrugada do dia 9 de setembro, quando o município de Nova Trento foi atingido por fortes chuvas, deslizamentos de terra e alagamentos provocados pela enchente. Com o decreto de Situação de Emergência emitido pelo Prefeito Municipal, a administração municipal iniciou um trabalho de reconstrução e reconstituição em diversas localidades neotrentinas, especialmente do interior.

“Foram mais de 200 deslizamentos de terra, grandes ou pequenos, contabilizados. Um número muito maior do que foi divulgado pela Defesa Civil. Verifiquei que todos os bairros do município foram atingidos por deslizamentos e quedas de estradas”, informa o Secretário de Transportes e Obras, Valentim Casett. Na madrugada do dia 9 de setembro, foi dada prioridade a passagem dos moradores, pois muitos deslizamentos de terra impediram o tráfego de pessoas e veículos. Posteriormente, uma atenção especial foi despendida aos locais próximos ao centro que não tinham acesso ao interior e/ou ao centro. Durante a semana, juntamente com o Prefeito Municipal, a Secretaria de Transportes e Obras traçou ações, como a contratação de duas escavadeiras hidráulicas, que estão retirando as barreiras maiores, especialmente nas localidades de Pitanga e Agutí. Os bairros mais atingidos foram Oito Casas, Corrida, Trombudo e Veado.

Segundo informações do Secretário de Obras, somente na localidade de Serraval foram dois dias de trabalho intenso. Outra situação complicada, enfrentada pela Secretaria, foi a queda de duas pontes: uma na localidade de Corrida, próximo a residência de Célico Gullini, e outra na localidade de São Valentim (lado direito), próximo a cascata. Em São Valentim a ponte já foi reconstituída, porém na localidade de Corrida não há previsão de reconstrução. “É uma ponte muito comprida, com um vão de 45 metros. Recursos não temos, e o município está tomando as devidas providências”, disse o Secretário, Valentim Casett.

Atuação no bairro Cascata

No bairro Cascata, próximo a entrada para o bairro Vígolo, uma grande barreira impediu o tráfego de veículos na madrugada do dia 9 de setembro. Mas, prontamente, a Secretaria de Transportes e Obras atuou no local, retirando boa parte do deslizamento de terra. Posteriormente, a administração municipal contratou horas/máquina para reconstituir o barranco por completo. “Assim, não vai ocorrer mais deslizamentos neste trecho, e dará mais segurança para todos que passam por ali”, destacou Casett.

Em breve, a Prefeitura Municipal de Nova Trento efetuará a hidrossemeadura: composto de sementes e matéria orgânica que é injetado no barranco através de uma bomba a jato. Isso possibilitará que uma camada de grama nasça e impeça o barranco de cair.

Retirada de barreiras pelo município

Por todo o município, a Secretaria de Transportes e Obras tem efetuado a retirada de barreiras. Mas, devido a grande quantidade, a meta é que em 20 dias os trabalhos sejam concluídos. “Depois poderemos nos dedicar às estradas, dando sequencia normal aos nossos trabalhos”, disse Valentim Casett.

Já no Centro e nos bairros que possuem pavimentação, os problemas foram com os buracos que surgiram nas vias. “Tudo em função de trabalhos mal feitos no passado, tubulações enjambradas, remendadas, improvisadas, provocando assoreamento de areia para dentro dos tubos e colapso nas pedras, que caíram”, disse Casett, que já está resolvendo estas situações em diversos trechos da cidade. “Pedimos um pouco de paciência à população. A Secretaria está priorizando o prioritário neste momento”, concluiu.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento