Fiéis percorrem 28 quilômetros em Nova Trento para pedir e agradecer
“Agradecer, agradecer, agradecer!” Foram com estas palavras que a devota de Santa Paulina de Itajaí, Nair Loterman, 66 anos, justificou porque participou da 1ª Peregrinação Interna, denominada “Caminhos de Santa Paulina”, realizada em Nova Trento, neste sábado, 25 de junho. Visivelmente emocionada, Nair relata que esta foi sua sétima peregrinação ao Santuário Santa Paulina. “Há sete anos meu filho teve câncer e foi desenganado pelos médicos. Hoje ele está com 33 anos e curado. Por isso, sempre estarei aqui para agradecer à Santa Paulina”, relata.
Da mesma forma que Nair, mais de 100 pessoas de Itajaí, Nova Trento, São João Batista e outras cidades próximas participaram da 1ª Peregrinação Interna realizada no município, coordenada pela Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Trento e a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Os participantes reuniram-se ainda de madrugada, no Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, local de saída. A Prefeitura Municipal de Nova Trento forneceu ônibus a todos os peregrinos até o alto do Morro da Cruz. De lá, todos seguiram até a Capela Santa Ágata, local onde foi servido o café da manhã. A peregrinação prosseguiu para a Capela Cristo Rei, no Ribeirão da Velha, seguindo até o Oratório do Calvário e Sociedade Recreativa Primavera, onde foi servido o almoço. Posteriormente, os peregrinos caminharam até o bairro Salto, passando pelo Oratório São Roque e, em seguida, à Igreja Matriz São Virgílio. Na etapa final, os participantes passaram pelo Oratório São José, bairro Cascata, e seguiram até o Santuário Santa Paulina, onde foram recepcionados com uma queima de fogos.
A moradora de Nova Trento, Alair Bertoldi Pereira, 39 anos, estava radiante após completar todo o percurso de 28 quilômetros e participar da missa no Santuário Santa Paulina. “Eu amo tudo isso, me deixa feliz fazer outras pessoas felizes também. É divino. Quem não participou, perdeu muito. Gostei de todo trajeto, da devoção e de toda organização”, destaca a devota. A organização da peregrinação em Nova Trento contou com o apoio da equipe de leigos de Itajaí, que já realiza a caminhada há nove anos.
Momento para agradecer Santa Paulina
A chegada ao Santuário Santa Paulina emocionou todos os participantes. Algumas pessoas não conseguiram completar o trajeto e prosseguiram com os ônibus disponibilizados pela Prefeitura Municipal. Além disso, uma ambulância foi disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Trento para atender qualquer emergência.
Já no Santuário, os peregrinos participaram de uma pequena celebração na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, sendo recepcionados pelas Irmãzinhas do Santuário e por Irmã Gertrudes Cadorin, que disse estar diante de “presentes de Deus”. Irmã Adelina da Cunha, que acompanhou os peregrinos durante todo o trajeto e esteve na coordenação, entregou uma vela ao reitor do Santuário Santa Paulina, Pe. João Schneider. “Uma vela como esta foi entregue em cada capela e oratório que passamos, e é o marco desta 1ª Peregrinação feita em Nova Trento, representa a fé, que nunca deve esmorecer. Esta vela apenas não foi entregue na Igreja de São Virgílio, pois não encontramos ninguém para entregar”, explicou Irmã Adelina.
Com os cajados nas mãos, os fieis seguiram junto ao Santuário Santa Paulina, onde participaram de uma missa especial. Irmã Terezinha Pamplona parabenizou todos os peregrinos, coordenadores, Prefeitura Municipal e todos que auxiliaram neste evento. “Que hoje vocês possam fincar o marco zero, pois tiveram a graça dessa experiência com Deus, vencendo todas as dificuldades”, disse a diretora administrativa do Santuário.
O Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento, Eluísio Antonio Voltolini já deixou o convite para o próximo ano. “Que nos tornemos multiplicadores desta idéia, para propagar esta peregrinação para o próximo ano”, assinalou. O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi participou da Peregrinação e disse estar emocionado por participar deste momento. “Estes momentos nos tornam mais fortes. Tenho certeza que, no próximo ano, vocês convidarão mais pessoas a participar, fazendo com que esta peregrinação se perpetue por muitos anos”, declarou.
Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento