Pesquisador de Ibirama encontra arquivo inédito sobre Nova Trento

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo recebeu um convite especial para participar de um evento promovido no Dia Internacional do Museu, 18 de maio, no Salão Friederich Kröener, localizado no Museu Eduardo de Lima e Silva Hoerhann, em Ibirama. Neste dia, o pesquisador e colecionar, Marcondes Marchetti fez a entrega de importantes documentos antigos para o acervo municipal de Ibirama. Na oportunidade, Marchetti revelou ao Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Eluísio Antonio Voltolini, que possui um arquivo inédito sobre Nova Trento: um filme datado do início do século XX.

“Este filme, gravado em 35 mm, é bastante antigo, composto por nitrato de prata. Por isso, gostaria de repassar ao município, pois temo que este material se perca, se não for recuperado logo”, disse o pesquisador ibiramense, Marcondes Marchetti, ao Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento. Bastante surpreso, Eluísio Antonio Voltolini afirmou que, com certeza, a cidade tem interesse em conhecer este material raro. Para tanto, em breve será agendada uma reunião com o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, na presença do pesquisador Marcondes Marchetti, que explicará a origem e as condições atuais do filme.

Sobre Marcondes Marchetti

Natural de Ibirama, Marchetti já foi deputado estadual, sendo conhecido por sua paixão em colecionar documentos e objetos antigos, desde a adolescência. No evento realizado em Ibirama, na última quarta-feira, o pesquisador e colecionador repassou para o acervo municipal parte de sua coleção pessoal. Dentre as relíquias estão documentos que comprovam os primeiros traços e o nascimento da imprensa na época da colonização, além de cartas censuradas pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), remetidas por Ludwig Ernest Rosenfelder, preso político que viveu os horrores dos campos de concentração. O ponto alto do evento foi a doação de documentos da Família Rosenfelder, reunidos ao longo de mais de 40 anos.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento