Casas construídas no bairro Ponta Fina Sul serão inauguradas nesta quarta-feira
A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab) e o Instituto Ressoar, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Bem Estar Social e Habitação vão realizar o sonho de famílias que sofreram com a catástrofe de novembro de 2008. Nesta quarta-feira, 8 de setembro, a partir das 15 horas, serão inauguradas as 11 unidades habitacionais construídas no bairro Ponta Fina Sul, no terreno adquirido pela administração municipal. A 12ª casa, edificada pelo mesmo programa, será erguida no terreno do próprio morador. Os recursos para a construção dessas casas foram repassados pelo Instituto Ressoar e Rede Record, através da Campanha “Reconstruindo Santa Catarina”. Para a inauguração, o Instituto Ressoar confirmou a presença dos finalistas do Programa Ídolos, da Rede Record de Televisão.
A construção das 11 casas no bairro Ponta Fina Sul iniciou em fevereiro. De lá para cá, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Bem Estar Social e Habitação tem oferecido todo o suporte, para que os moradores tenham total conforto e melhor qualidade de vida. Todas as unidades habitacionais são de madeira, possuem banheiro, sala e cozinha (conjugados), dois dormitórios, seguindo um padrão determinado pela Cohab e Instituto Ressoar. Nesta última etapa antes da inauguração, a Prefeitura Municipal de Nova Trento agilizou a instalação da rede elétrica, com colocação de postes e iluminação na nova rua do bairro. Além disso, a Secretaria de Transportes e Obras também realizou a instalação de fossas sépticas nas 11 habitações.
Casas já foram oficialmente doadas aos novos moradores
Em abril deste ano, a diretora de operações da Cohab, Leocádia Bonanomi, o prefeito municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, o Secretário Municipal de Bem Estar Social e Habitação, Adauton Raulino, a Assistente Social do município, Flávia de Brito Souza, o Assessor Jurídico, Fabiano Alex Berghahn oficializaram a doação das casas aos novos moradores. Na oportunidade, a diretora de operações da Cohab ressaltou algumas normas que devem ser seguidas pelos beneficiários. “Esta residência que vocês irão receber não poderá ser emprestada, vendida e nem alugada. Caso a família preferir adquirir um outro imóvel, precisará entrar em contato com a Secretaria de Bem Estar Social para que a casa seja repassada a outra família. A antiga casa, em área de risco, será demolida”, assinalou Leocádia.
Todos os beneficiários assinaram o termo de doação realizado pelo Instituto Ressoar e Cohab. Além disso, foi firmado com a municipalidade um termo de cooperação para a construção das moradias. O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi agradeceu o apoio da Cohab e do Governo do Estado para este projeto. “Sabemos que as famílias estão há mais de um ano aguardando. Tanto este momento da assinatura quanto o da entrega são muito esperados por todos vocês. Esperamos que vocês sejam muito felizes nas novas casas”, disse Orsi.
A doação das casas seguiu critérios pré-estipulados pelo Instituto Ressoar. Foi dada prioridade a idosos com mais de 65 anos, casos onde a mulher era a responsável pelo sustento familiar e famílias com deficientes físicos. Além disso, as famílias não poderiam possuir nenhuma outra moradia e também não deveriam estar participando de nenhum outro programa habitacional do governo. As casas doadas custam em média 15 mil reais cada uma. São construções populares, pré-moldadas, feitas em madeira e têm entre 30 e 36 metros quadrados.
Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento