Sábado é dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite

Com apenas duas gotinhas, crianças de zero a cinco anos ficam imunizadas da poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil, causada pela infecção viral do polivírus. A paralisia infantil pode ocorrer de forma moderada ou severa. Nos casos mais graves, pode levar à morte. Por isso, a administração municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário realiza neste sábado, 14 de agosto, o Dia D da campanha de vacinação. As crianças menores de 5 anos que tomaram ou não as gotinhas contra a poliomielite, no mês de junho, devem voltar aos postos de saúde para participar da segunda etapa da campanha e garantir a imunização contra a doença. A meta em Nova Trento é vacinar 700 crianças, mas este número pode ser ainda maior, como na primeira fase da campanha, em que foram vacinadas mil crianças. Os postos de saúde do Centro, Claraíba e Trinta Réis estarão abertos das 8h às 17h.

A meta da Secretaria de Estado da Saúde é imunizar, no mínimo, 408.514 crianças, o que representa 95% da população catarinense nesta faixa etária. No Brasil, a meta é imunizar quase 15 milhões de crianças. Em Nova Trento, a campanha não vai se restringir apenas ao sábado, 14 de agosto. Durante a próxima semana, agentes de saúde e a equipe de vacinadoras percorrerão os bairros mais distantes do centro. No dia 17 de agosto, terça-feira, por exemplo, será a vez do Distrito de Aguti e localidades mais próximas, como Trombudo e Ribeirão Veado. Na quarta-feira as agentes percorrem os bairros Pitanga, Lageado, Bonito, São Valentim, Bom Retiro e outras localidades próximas. Já no dia 19 de agosto será a vez do Distrito de Claraíba e localidades próximas.

“As agentes de saúde avisarão com antecedência as famílias e, em seguida, vamos percorrer os bairros, atendendo toda população neotrentina”, explica a vacinadora, Ediana Minatti. Para os pais, a orientação é que levem a caderneta de vacinação de seus filhos, para atualização ou esclarecimento de dúvidas em relação ao calendário básico de vacinas.

SOBRE A VACINA

Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a poliomelite está disponível durante todo o ano nos postos de saúde e nas campanhas de vacinação de rotina. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que até os cinco anos de idade elas tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

Esses reforços são indicados porque a poliomielite é transmitida por três tipos de vírus. Se a criança não desenvolveu a imunidade com relação a um deles, com as várias doses ela tem mais oportunidade de se proteger. O Ministério recomenda que crianças que estejam com febre ou alguma infecção procurem um médico antes de receberem as gotinhas. Sob orientação profissional, a vacinação desse paciente pode ser adiada para quando ele estiver melhor.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento