Projeto Batata Quente: Brincando e Aprendendo com os Pais é desenvolvido na rede municipal de ensino de Nova Trento

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Educação e Esportes está promovendo neste mês de julho até agosto encontros formativos com os pais dos educandos da rede municipal de ensino de Nova Trento, especificamente com os pais de crianças que frequentam as creches e a pré-escola. O trabalho foi desenvolvido pela Psicóloga, Samanta Lazzarotto e pela Fonoaudióloga, Mirelle Karen Cim, em parceria com a Supervisora de Educação Infantil do município, Nádia Eliz Bittencourt.

“Esse trabalho foi desenvolvido pensando no bem estar de nossas crianças, assim como na relação família-escola que deve ser cada vez mais enfatizada e presente em nosso cotidiano, buscando maior participação dos pais na educação de seus filhos”, explicam a Psicóloga e a Fonoaudióloga do Projeto. Em reuniões que ocorrem no próprio ambiente escolar dos educandos, os pais participam da brincadeira “batata quente”. Nesta oportunidade, eles respondem perguntas referentes à Fonoaudiologia e a Psicologia de forma lúdica e, conforme as respostas, as profissionais especialistas intervém com o objetivo de esclarecer, complementar e responder dúvidas que venham a surgir sobre os mais variados assuntos.


Conhecendo o trabalho do Psicólogo

“Sabemos que, desde o inicio, a Educação infantil tinha o mero objetivo assistencialista, ou seja, o de 'cuidar' das crianças enquanto seus pais trabalhavam. Atualmente essa visão já não existe mais. A Educação Infantil hoje possui função pedagógica, baseada em concepções de educação que entendem a criança como cidadãos inseridos em um contexto social com evoluções e transformações históricas, tendo como objetivo educar e preparar nossas crianças para se tornarem cidadãos plenos e aptos a exercer a cidadania, visando sempre a qualidade na formação de sujeitos históricos e sociais”, explicam as profissionais.

Segundo a Psicóloga, Samanta Lazzarotto, o Psicólogo atua com o objetivo de favorecer e beneficiar o desenvolvimento infantil, abordando cada fase do desenvolvimento da criança, bem como, suas especificidades. Esse profissional, busca aconselhar os pais, acompanhar, avaliar e diagnosticar as crianças com alguma queixa comportamental ou emocional, buscando alternativas para a melhoria e garantia da saúde mental, emocional e social da criança. Dentre as orientações repassadas aos pais estão a relação entre pais e filhos, a participação na vida social e escolar, a importância de ouvir a criança e seus anseios. “Conversar com seus filhos é antes de tudo um ato de amor e respeito por ele. Escute o que ele tem a lhe contar, sente para brincar com ele no chão, se fantasie e instigue a imaginação dele com brincadeiras de faz de conta. Isso aproxima muito a relação pais e filhos, além de ser ótimo para a saúde emocional da criança”, explica Samanta.


Conhecendo o trabalho do Fonoaudiólogo

Nestes encontros, os pais conheceram um pouco mais o trabalho da Fonoaudióloga, que no âmbito escolar tem caráter preventivo e de orientação em relação ao desenvolvimento da comunicação oral e escrita, assim como em outros aspectos, como audição, voz e respiração, buscando atuar de forma integrada com todos os envolvidos: profissionais, crianças e familiares.

Todo o trabalho tem como objetivo oportunizar o desenvolvimento da linguagem e da fala das crianças de forma espontânea e ligadas a situações presentes no dia-a-dia, através de conversas, contação de histórias, jogos com sons, músicas e versos infantis. Outras orientações são repassadas como a boa mastigação, que influencia na fala, a respiração pelo nariz, entre outras dicas e cuidados sobre hábitos orais.

 

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento