Delegação de canadenses visita Reserva Particular de Patrimônio Natural em Nova Trento

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, juntamente com o Grupo de Pesquisa em Governança da Água e do Território (GTHIDRO) da Universidade Federal de Santa Catarina e da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Biguaçú (FAMABI) promovem entre os dias 19 e 30 de maio uma jornada de intercâmbio de experiências em Governança da Água em Bacias Hidrográficas, entre as comunidades catarinense das bacias dos Rios Tijucas, Biguaçú e Canoas (Urubici), com uma delegação de canadenses da província de Québec. Nesta quinta-feira (20), o grupo de canadenses e estudantes de Tijucas visitaram Nova Trento para conhecer trabalhos desenvolvidos em prol da preservação do meio ambiente.

A delegação canadense, que é representante de organismo congregador de comitês de bacias do Québec (Regroupement des Organisations de Bassin Versant du Québec – ROBVQ), a grande maioria biólogos, foram recepcionados pelo presidente da Associação de Preservação do Meio Ambiente e região (Apremant) e Secretário de Transportes e Obras de Nova Trento, Valentim Casett, juntamente com o vice-prefeito do município, Pedro Piva Neto. O grupo aproveitou o encontro para trocar experiências com os líderes sociais sobre a valorização e preservação no município neotrentino. Casett explicou que muitas pessoas tem consciência e já incluíram suas propriedades em áreas de Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), orientadas por ele. “Por iniciativa própria, consegui recuperar uma área do município, adquirida por mim, que estava nas mãos de madeireiros, e a incluí no processo para torná-la RPPN. A titulação foi adquirida em 1997”, explica Valentim Casett, que também incentivou a preservação de outras áreas, como a RPPN Grutinha, localizada no bairro Trinta Réis.

Após a explanação do presidente da Apremant, a delegação canadense visitou a RPPN Grutinha, acompanhada por Valentim Casett e toda a equipe do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.