Nomeados os membros e eleita nova diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

Durante todo o mês de março, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Epagri mobilizaram as comunidades do centro e do interior do município para a nomeação dos membros e eleição dos novos representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Na última sexta-feira, 16 de abril ocorreu a nomeação dos membros, a eleição e posse da nova diretoria do Conselho, que agora atuará significativamente na análise de projetos em favor dos agricultores do município. Saulo Roberto Voltolini, Josemar Franzoi e Dionízio Tridapalli foram eleitos presidente, vice-presidente e secretário, respectivamente, para um mandato de dois anos.

Antes da nomeação dos membros e da posse da nova diretoria, o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Saulo Roberto Voltolini e técnicos da Epagri destacaram a importância do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para o município. “Até pouco tempo tínhamos o Conselho só existia no papel, e o que se quer é a participação de todos na sugestão e avaliação de programas e projetos”, disse Saulo Roberto Voltolini. Para o engenheiro agrônomo da Epagri, João Luiz Simão Filho, o CMDR tem o objetivo de promover o entrosamento entre as atividades desenvolvidas pelo executivo, os órgãos e as entidades públicas e privadas. “E, assim, definir as prioridades das políticas públicas rurais, acompanhar, avaliar a execução. É um trabalho que precisa ser construído, com muito comprometimento”, assinala Simão Filho.

Para a extensionista da Epagri, Cinelândia Maria Venier Cipriani, é necessário que os membros nomeados e a nova diretoria discutam os problemas em cada comunidade, para tornar possível as sugestões, discussões e efetivação dos projetos. “Por exemplo, o Projeto Microbacias 3, que entrará em vigor, é o CMDR que decidirá a aplicação dos recursos”, explica Cinelândia. Após esta análise sobre a atuação do Conselho, os participantes da reunião – sendo todos candidatos, realizaram a eleição, com voto secreto. Desta forma, foi eleita a diretoria composta pelo presidente, Saulo Roberto Voltolini, vice-presidente, Josemar Franzoi e secretário, Dionízio Tridapalli.

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi nomeou os membros do Conselho e empossou a nova diretoria destacando a importância da atuação do CMDR. “Os Conselhos são um dos instrumentos que sociedade tem para conhecer a coisa pública. É a partir disso que a população pode conhecer os projetos de forma transparente. Mas é necessário a participação, o envolvimento, para colocar em prática diversas ações”, destaca Orsi. Durante o discurso final, o Prefeito Municipal fez questão de relatar projetos que possui para o setor rural, especialmente em relação ao turismo rural.

Diretoria eleita e empossada

Câmara Municipal de Vereadores

Titular: Josemar Guilherme Franzoi

Suplente: Rosi Battisti Tamanini