Mutirão de limpeza de córregos e rios celebrou Dia Mundial da Água

A Associação de Preservação do Meio Ambiente (Apremant), com o apoio da Epagri, Prefeitura Municipal de Nova Trento e Polícias Militar e Ambiental realizaram intensa mobilização em todas as comunidades do município, no dia 20 de março, para marcar a passagem do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 deste mês. Voluntários percorreram os principais córregos e rios da cidade para retirar a maior quantidade possível de lixo e entulhos das margens e das águas. Este foi o terceiro ano de mobilização da entidade, que constatou significativa diminuição da quantidade de lixo depositado nos rios.

Voluntários percorreram os rios nas localidades de Pitanga, Baiano, Baixo Salto, Ribeirão da Vasca, Claraíba, Morro da Onça, Vígolo e Ribeirão Alferes. “Esta mobilização teve como objetivo principal alertar a população para o descaso que estamos tendo com esse recurso natural. A entidade vem, de forma gradativa, trabalhando a conscientização no município através de momentos que promovem atitudes educativas, desde 2007, ano da sua criação”, afirma o presidente da Apremant, Valentim Camilo Casett.

Antes desta grande mobilização, outros voluntários da Apremant realizaram palestras de sensibilização em todas as escolas municipais e a estadual do município, e enalteceram a importância da água como recurso natural. A entidade contou com a participação do Mestre em Engenharia Ambiental, Maurício Gorigoitía, de Blumenau, que palestrou para mais de mil alunos da rede estadual, com o tema Planeta Terra, Planeta Água.

Com este trabalho de conscientização, os voluntários verificaram que não há recolhimento periódico dos lixos reciclável e orgânico nas comunidades do interior de Nova Trento. Desta forma, a Apremant apresentou estes dados ao Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Saulo Voltolini, que se colocou à disposição e destacou que apresentará proposta para a primeira quinzena de abril. “Ainda assim, pretendemos realizar uma reunião com toda a comunidade para apresentar os resultados da coleta de lixo nos rios. Além disso, agradecemos todas as pessoas que colaboraram para a realização deste momento”, destaca o presidente da Associação, Valentim Camilo Casett.

“Os rios e córregos são elementos vivos que compõem uma paisagem natural admirável e de relevância significativa para a manutenção de todo o ecossistema. Sendo assim cabe a nossa espécie preservar”