Nova Trento e região agora possuem uma Cooperativa Descentralizada da Agricultura Familiar

Uma ação conjunta da administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Epagri, Projeto Microbacias 2, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Sintrunt), Banco do Brasil, Sicoob/Trentocredi e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) possibilitou a discussão e formação de uma cooperativa descentralizada de agricultores para Nova Trento, Vale do Rio Tijucas e Itajaí Mirim. É a Cooperativa da Agricultura Familiar do Vale do Rio Tijucas e Itajaí Mirim (Coopertrento), que foi oficialmente constituída, inclusive com eleição e posse de diretoria provisória, na manhã desta quarta-feira, 16 de dezembro, no auditório da Casa da Cidadania, em Nova Trento.

Após diversas reuniões e discussões sobre o estatuto da Cooperativa, os agricultores, que vem participando de todas as ações, compareceram na assembleia geral desta quarta-feira. A reunião contou com a presença de autoridades de toda a região do Vale do Rio Tijucas e Itajaí Mirim, incluindo o gerente regional da Epagri, José Orlando Borguezan, o assessor técnico da Fetaesc, Mário Bottega, que participou de toda formação da Coopertrento, o coordenador de jovens da Fetaesc, Adriano Gelsleuchter, o prefeito municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, entre outras autoridades.

O gerente regional da Epagri, José Orlando Borguezan fez questão de destacar que, para a Coopertrento se tornar realidade, são necessárias algumas ações. “Transparência e participação são fundamentais para que a cooperativa dê certo. Isso dará condições para que todos os pequenos agricultores possam desenvolver seus negócios”, destaca Borguezan. O coordenador de jovens da Fetaesc, Adriano Gelsleuchter disse que o cooperativismo é muito importante para o desenvolvimento. “Numa sociedade que busca ser cada vez mais individualista, posso dizer que vocês estão indo contra a sociedade, e isso é muito bom, pois incentiva as pessoas para a participação”, assinala.

O assessor técnico da Fetaesc, Mário Bottega, que participou de discussões e da formação da Coopertrento explicou a todos os presentes as principais atividades de uma cooperativa descentralizada, e quais os desafios que os associados enfrentarão para constituir em definitivo a cooperativa. “Esses primeiros meses são fundamentais. O espírito coletivo deve estar sempre presente, e o objetivo principal de todos vocês será a comercialização de produtos da região: vinhos, sucos, mel, geleias, farinha de mandioca e outros embutidos”, disse Bottega.

Para o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi a iniciativa é bastante significativa. “A exemplo de Trento (Itália), onde existe muitas cooperativas, Nova Trento dá início a essa nova ideia que, com certeza, auxiliará muitas famílias agricultoras. A partir de agora dependerá da persistência e força de todos”, assinalou Orsi.


Eleição e posse da diretoria provisória

Após a realização da Assembleia geral, com a discussão do estatuto proposto para a Coopertrento, todos os presentes participaram da eleição e posse da diretoria provisória, que atuará por seis meses. Após este período, uma nova eleição deve ocorrer para eleger uma diretoria por dois anos.


Eleitos Conselho Administrativo

Presidente: Dionízio Tridapalli

Vice-presidente: Ernandes Stolarczk

Diretor Financeiro: Admo Tomaz Libardo

Secretário Geral: Bento Marchiori

1º Conselheiro Administrativo: Elizete de Souza e Silva Gonzaga

2º Conselheiro Administrativo: Valmir Coelho

3º Conselheiro Administrativo: Danielle Schmidt da Silva


Eleitos Conselho Fiscal

Vildemar Klann – efetivo

José Lino Wilvert – efetivo

Amilton Battisti – efetivo

Alceu Perotoni – suplente

Célio José Vinotti – suplente

Antonio Bonomini – suplente