UFSC estreita contatos com Prefeitura para efetivar projeto Nova Trento Digital

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio do setor de Informática planeja a instalação de Internet em todas as escolas e postos de saúde do município. Futuramente, o objetivo é ampliar o projeto para todas as áreas da cidade, contemplando pessoas que nunca tiveram acesso à rede mundial, na chamada Cidade Digital. Na tarde desta quarta-feira, 2 de dezembro, o vice-prefeito de Nova Trento, Pedro Piva Neto e o responsável pelo departamento de Tecnologia da Informação, Emerson Casas Salvador reuniram-se com representantes do departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membros da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, que já estiveram em Nova Trento numa outra oportunidade.

Os contatos com a Universidade ocorrem desde a apresentação do pré-projeto Cidade Digital, realizada pelo responsável pelo setor de Tecnologia da Informação, Emerson Casas Salvador. O representante do departamento de Informática e Estatística da UFSC, João Maria Lima, destaca que Nova Trento tem todas as condições de desenvolver o projeto, em parceria com a UFSC. “Para isso, a Universidade apenas solicita da Prefeitura o pagamento de despesas com combustível para deslocamento, alimentação e hospedagem”, assinala. Lima também pontua que é necessário a administração municipal encaminhar ofício ao reitor da UFSC, solicitando termo de cooperação técnica para, a partir daí, realizar as tratativas.

Os representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, também presentes da reunião desta quarta-feira, demostraram total apoio ao projeto. “É um desafio este projeto em Nova Trento, em função da própria topografia da cidade”, explica o gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Alexandre de Sena. “Mas tudo poderá ser feito em etapas, viabilizando o projeto através dessas parcerias: em nível federal, com a universidade, estadual, para angariar recursos, e municipal, com o apoio da Prefeitura”, completa o diretor de Ciência e Tecnologia da SDS, Marcelo José Cavalcanti.

Além de Marcelo José Cavalcanti e Alexandre de Sena, da Secretaria de Estado, e João Maria Lima, da UFSC, participou do encontro o representante do Laboratório de Estatística, Engenharia e Gestão da Informação da UFSC, Henrique Lino. O vice-prefeito de Nova Trento, Pedro Piva Neto destacou que passará as informações para o Prefeito Municipal, Orivan Jarbas Orsi, mas já adiantou que todas as tratativas de parceria com a Universidade serão realizadas para que o projeto seja concretizado.