Secretaria de Cultura e Turismo recepciona comitiva de Altopiano della Vigolana, da Itália

Além de Nova Trento, grupo visitou Rio dos Cedros e Rodeio, cidades com colonização italiana

Durante essa semana, a Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Trento está recepcionando a visita da comitiva italiana da comune (cidade) de Altopiano della Vigolana, que possui um pacto de amizade com o município.

O grupo composto pela vice-prefeita de Altopiano della Vigolana, Michela Pacchielat, a representante da empresa de turismo Alpe Cimbra, Daniela Vecchiato e o operador de turismo, Dario Caldana, chegaram ao município no dia 09 de maio, onde foram recepcionados na Câmara Municipal.

Na quarta-feira, 10, o grupo conheceu as cidades de Rodeio e Rio dos Cedros, acompanhado do diretor do Centro de Memória, História e Cultura de Nova Trento, Juliano Mazzola.

Já nesta quinta-feira, 11, a comitiva acompanhada do diretor e da secretária de Cultura e Turismo, Mariléia Cipriani Tomasoni, conheceu o complexo do Santuário Santa Paulina, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, a tafona, o museu dos imigrantes, entre outros, com a orientação da diretoria das irmãs, dentre elas a diretora geral, Irmã Helena Rosa.

Após o passeio, eles foram até a missa no Santuário, onde foram homenageados e abençoados, carregando a imagem de Santa Paulina ao final da celebração. Em seguida, o grupo foi recepcionado pelo prefeito municipal, Tiago Dalsasso.

Na ocasião, eles discutiram sobre o turismo de origens, ação em pauta na Itália, para trazer turistas brasileiros que querem conhecer de onde vieram seus antepassados. O prefeito e a vice-prefeita também trocaram lembranças de suas respectivas cidades.

O almoço aconteceu no restaurante Morro da Cruz, acompanhado das irmãs do Santuário Santa Paulina e pároco da Paróquia São  Virgílio, Pe. Pedro Schlichting. O grupo também visitou o Santuário e o mirante, onde se localiza a estátua de Nossa Senhora do Bom Socorro.

No período da tarde, eles foram até a sede da Associação Neotrentina do Turismo (Neotur) e conversaram com o presidente Cirineu Bunn, e parte da diretoria. Após, foram recepcionados pelo grupo de idosos na Casa dei Nonni e a noite no Circolo Trentino di Nova Trento. Durante esta sexta-feira, 12, a comitiva visita Bombinhas e Florianópolis.

“Muito positivo esse contato com os representantes de Altopiano della Vigolana, oriundos da região em que vieram muitos de nossos antepassados. Tenho certeza que esse intercâmbio cultural trará muitos frutos para Nova Trento, através de parcerias na área do turismo e do pacto de amizade”, destacou a secretária.