Prefeitura de Nova Trento recebe a doação da exposição fotográfica Dettagli nel Tempo; saiba mais

Quadros estão expostos no piso térreo

A Prefeitura de Nova Trento, através da Secretaria de Cultura e Turismo, recebeu a doação dos quadros da exposição fotográfica intitulada “Dettagli nel Tempo” (Detalhes no Tempo, em português), com diversas imagens do município feitas em 2006.

A exposição já esteve presente em diversas edições da Incanto Trentino, tradicional festa que celebra a cultura trentina e no aniversário de emancipação político-administrativa de Nova Trento, celebrado em 8 de agosto, além de eventos do Circolo Trentino.

As obras estavam sob a guarda da Associação Neotrentina do Turismo (Neotur), doadas pelos autores, e tornadas patrimônio da Neotur. A partir da solicitação da Prefeitura, a exposição foi autorizada pela Neotur a se tornar permanentemente pública no piso térreo do prédio da municipalidade. O intuito foi possibilitar que mais pessoas conheçam e apreciam as imagens, que traz um recorte da cultura e história do povo neotrentino.

A direção geral do projeto é do fotógrafo Elton Souza, que captou as imagens, e da jornalista Vanessa Ruberti, responsável pelos textos e pesquisa histórica. Já as molduras ecológicas foram doadas através de apoio cultural da empresa Ruberti Molduras.

A secretária de Cultura e Turismo, Mariléia Cipriani Tomasoni, agradece a doação. “Agora a Prefeitura tem mais um local para relembrar a nossa história local, com imagens escolhidas a dedo para relembrar nossas origens”, completou.

Sobre a exposição

A exposição “Dettagli nel Tempo” traz imagens captadas em 2006 em diversos lugares e momentos da cidade e do povo de de Nova Trento. Os autores, que são jornalistas, literalmente caminharam pelo município com o objetivo de capturar a alma dos neotrentinos em fotografias, sem produção de cenários ou produções programadas.

Tudo que aparece na exposição foi encontrado nas formas apresentadas nas imagens. Nada foi ajeitado, modificado ou maquiado. A mostra é composta de fotografias selecionadas entre mais de 500 outros registros.

Dettagli nel Tempo, que significa Detalhes no Tempo, em italiano, entrega um espírito de originalidade, de essência, de representação simbólica de uma história traduzida em pequenos detalhes reais.

A mostra é composta de dois olhares: um jornalístico e outro artístico. O trabalho prima pela informação, sem abrir mão da arte. Cada imagem é conectada através de pequenos versos que unidos, dão vida a uma poesia que desperta sentimentos profundos ao falar de fé, tradição, luta, história, e sobretudo, esperança.

Apoio cultural – Ruberti Molduras

Esta exposição foi emolduradas com perfis da linha ECO Pet, produzidos pela empresa Ruberti, com sede em Nova Trento. As molduras da linha Eco Pet utilizam um revestimentos ecológico produzido a partir da reciclagem de garrafas PET.

Para emoldurar a exposição, aproximadamente 74 garrafas pet de dois litros deixaram de ser descartadas na natureza.

Autores:
Fotografias: Elton Souza