Nova Trento mantém segundo lugar em indicadores de saúde do 2º quadrimestre na Grande Florianópolis

Avaliação é feita pelo governo federal através do Programa Previne Brasil 2023

A Prefeitura de Nova Trento, através da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário informa que o município ficou em segundo lugar na avaliação dos indicadores de saúde do Programa Previne Brasil 2023 para a região da Grande Florianópolis. 

A pontuação dos indicadores de desempenho é referente ao 2º quadrimestre deste ano, isto é, aos meses de maio a agosto. O programa é um modelo de financiamento de repasse financeiro aos municípios cadastrados. Através do monitoramento, o governo avalia os acessos, qualidade e resolução dos serviços prestados das Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

O Indicador Sintético Final (ISF), informado na tabela (clique na imagem do topo para expandir), corresponde ao cálculo do desempenho municipal do conjunto dos sete indicadores de desempenho. Nova Trento, com sete equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) obteve o ISF de 9,5, ficando atrás de Anitápolis, município que tem em torno de 3.200 habitantes e uma equipe ESF.

A nota teve aumento comparado ao 1º quadrimestre, que ficou em 9,26. Ao todo, foram avaliados sete indicadores: consultas de pré-natal; exames em gestantes; atendimento odontológico em gestantes; mulheres que realizaram o exame citopatológico; crianças de 1 ano com vacinas atualizadas; monitoramento de hipertensos e acompanhamento de diabéticos.

“As UBS do município atendem os pacientes que se enquadram nos indicadores e a avaliação identifica o quanto o município atende as necessidades deles de forma resolutiva”, explicou a secretária de Saúde, Maria Cristina Adami. 

Saiba como é feito o cálculo da nota dos indicadores

Para o cálculo do ISF, são analisados os seguintes fatores: o acompanhamento do pré-natal, onde as pacientes devem fazer os exames, consultas de rotina e odontológicas para que o parto ocorra de forma saudável. 

São acompanhados também pacientes com hipertensão e diabetes que recebem monitoramento, exames e consultas pelo menos uma vez a cada seis meses e mulheres entre 24 a 64 anos a coleta de preventivo a cada dois anos. No caso das crianças, é monitorada a vacinação da faixa etária de até um ano de idade. 

A secretária comentou que está muito feliz com a conquista, e que a pasta segue trabalhando para conquistar o primeiro lugar. Para o prefeito municipal, Tiago Dalsasso, “os dados mais uma vez demonstram o bom atendimento oferecido aos nossos moradores”.