Epagri apresenta plano anual de trabalho para 2023 e renova convênio com a Prefeitura de Nova Trento

Encontro ocorreu na manhã desta terça-feira

 

Uma equipe da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Nova Trento, apresentou no gabinete do prefeito municipal, Tiago Dalsasso, o Plano Anual de Trabalho para o ano de 2023 e renovou o convênio entre a entidade e a Prefeitura de Nova Trento, na manhã de terça-feira, 7. 

 

O grupo, composto pela gerente regional da Epagri, Adriana Tomasi, os apoios regionais, Julio Melo e Marta Correia, a auxiliar administrativa da Epagri Nova Trento, Neuza Boso Zanluca e o responsável técnico do escritório local da Epagri Nova Trento, Victor Alisson Gomes, realizou a apresentação para o prefeito municipal e para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ademar Murceski. 

 

Em um documento entregue ao prefeito e secretário, a Epagri elenca diversos projetos que serão realizados ao longo de 2023. Dentre eles, o fortalecimento do turismo rural, desenvolvimento sustentável de apicultura e meliponicultura, melhoria na qualidade do vinho artesanal, entre outros. Confira abaixo cada projeto com sua respectiva descrição.

 

Para o prefeito municipal, essa parceria é muito benéfica para os agricultores do município e “além de serem beneficiados com projetos, conseguem tirar dúvidas e melhorar o trabalho no campo”. 

 

O secretário destaca que a parceria continua e os projetos executados pela Epagri receberão o apoio da Secretaria, pois o objetivo principal é facilitar a produção agrícola.

 

Projetos a serem desenvolvidos em Nova Trento

 

Fortalecimento do turismo Rural da Região de Florianópolis ao longo do traçado Caminho da Mata Atlântica

 

O objetivo é fortalecer iniciativas locais empreendedoras voltadas ao turismo rural, agroindustrialização e artesanato, criando um ambiente colaborativo entre os diferente atores da cadeia produtiva e oportunizando novos usos dos espaços rurais através da implantação das trilhas, valorizando as tradições locais, promovendo qualidade de vida e consciência ambiental. 

 

Um olhar sobre o Meio Ambiente, Gênero, Geração e Segurança Nutricional na Região de Florianópolis 2023

 

Promover ações de fortalecimento do capital humano e social com comunidades rurais e pesqueiras com base nas transformações dos diferentes espaços. 

 

Tecnologia, organização e mercado para a sustentabilidade da olericultura na região de Florianópolis

 

Produzir alimentos limpos e saudáveis, respeitando as questões ambientais, promovendo qualidade de vida às famílias do campo, melhorando o sistema de produção e a produtividade das culturas. 

 

Desenvolvimento Sustentável da Apicultura e Meliponicultura na região de Florianópolis

 

Difundir a apicultura e meliponicultura como atividade alternativa de renda e de subsistência aos agricultores familiares nos municípios da região, proporcionando conhecimento para a adoção de práticas de manejo, com a finalidade de atingir melhores índices de produção e proporcionar a conscientização sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e na produção de alimentos. 

 

Fruticultura como diversificação econômica na região de Florianópolis

 

Promover a fruticultura como meio de sustentabilidade da pequena propriedade, como uma alternativa de renda e da promoção da qualidade de vida dos agricultores familiares do território, propondo também as melhorias dos atuais sistemas de produção, visando a sustentabilidade ambiental e intensificando a oferta de frutas com segurança alimentar e qualidade aos consumidores.

 

Gestão de Desenvolvimento Institucional na região de Florianópolis

 

Estimular e preparar técnicos e administrativos para o desempenho de funções nos processos técnicos e de gestão, visando a melhoria do atendimento à agricultura familiar catarinense. 

 

Projeto Integrado: Ações estratégicas para a melhoria da qualidade do vinho artesanal Catarinense

 

A elaboração de vinhos artesanais ou coloniais agrega valor e diversifica as atividades da propriedade rural, abrindo inúmeras possibilidades de renda para os produtores. Nesse contexto, inúmeras capacitações técnicas em elaboração de vinhos foram realizadas, as quais possibilitaram melhorias em algumas regiões do estado. Entretanto, muitos produtores ainda não utilizam intervenções tecnológicas básicas para elaboração de seus vinhos, o que impede a melhoria qualitativa dos vinhos.