Nova Trento participa do início das ações para desenvolvimento do ecossistema de tecnologia e inovação da região de Brusque

Trabalho é mobilizado pelo Sebrae/SC com diversas entidades

 

Através do planejamento de ações e iniciativas para que a região avance por meio de empreendimentos de tecnologia e inovação, foi estreado em 2022 o projeto de Desenvolvimento do Ecossistema Regional de Inovação nos municípios de Brusque, Botuverá, Canelinha, Guabiruba, Nova Trento e São João Batista.  

 

O trabalho foi mobilizado pelo Sebrae/SC em conjunto com demais atores, vindo a somar com iniciativas de instituições públicas, instituições de ensino, entidades empresariais e movimentos com tais objetivos em comum.

 

Com o plano de ações definido em 2022, foi estruturado um grande grupo regional com representantes do poder público, das instituições de ensino e de empresários dos municípios envolvidos, o qual realizou no dia 24 de janeiro de 2023, o 2º Encontro de Estruturação da Governança para deliberação das ações priorizadas.

 

Neste encontro, foram formados grupos de trabalho (GT) voltados à Governança, à Comunicação e à Integração com objetivo de realizar as ações definidas no Plano de Desenvolvimento do Ecossistema Regional de Inovação. 

 

Nos próximos meses, o esforço irá ao encontro do reconhecimento do Grupo de Governança do Ecossistema de Inovação, além da execução de ações e eventos voltados ao tema de inovação e tecnologia de forma integrada e em conjunto com os atores dos municípios envolvidos.

 

O grupo de trabalho (GT) na Comunicação foi criado com objetivo de ampliar a divulgação destas iniciativas, bem como demonstrar que a região de Brusque possui um ambiente adequado para empreendimentos inovadores e com tecnologia na área. 

 

“A Prefeitura de Nova Trento, através da Secretaria de Cultura e Turismo, participa do início das ações, que além de auxiliar no desenvolvimento da região, melhora o contato com os municípios próximos, favorecendo a troca de ideias”, destacou o secretário, Rodrigo Bonecher. 

 

Dentre as ações previstas para a comunidade neste ano (https://bit.ly/ecossistemacalendario), está o cronograma e calendário de eventos, programas, missões e feiras que vão ser realizadas na região, nos quais é possível o envolvimento e participação da comunidade. São iniciativas regionais, dos atores locais e também iniciativas a nível estadual e nacional, às quais a comunidade pode ter acesso. 

 

Para o prefeito municipal, Tiago Dalsasso, a participação de Nova Trento é essencial, pois o município procura o desenvolvimento. “Nós precisamos de ideias novas, trazer a tecnologia e a inovação a nosso favor. Em parceria com os municípios da região, as ações tem tudo para agregar cada vez mais”, comentou.

 

Também há iniciativas em desenvolvimento a serem apresentadas no decorrer de 2023, mapeadas e incentivadas pelo grupo de trabalho (GT) de Integração, gerando oportunidades para os empreendedores e demais pessoas interessadas no desenvolvimento do ecossistema de inovação.

 

O Grupo de Trabalho do Ecossistema Regional de Inovação realiza os encontros mensalmente e em diferentes municípios envolvidos no ecossistema. O próximo encontro irá acontecer em Nova Trento, no dia 14 de fevereiro (próxima terça-feira), das 8h às 10h, na Casa da Cidadania, na rua Salvador Gessele, número 150, Centro, e a confirmação de inscrição podem ser feitas pelo link clicando aqui.

 

O agente local de inovação, Adriano Slongo, que apoia a condução das atividades, ressalta que a região possui um potencial enorme para desenvolver o ambiente adequado à inovação em virtude das características e das iniciativas já realizadas por empreendedores e atores locais. 

 

Após a aplicação da metodologia ELI e a construção conjunta de um plano de desenvolvimento envolvendo atores regionais e a comunidade, cria-se a oportunidade de geração de mais empreendimentos inovadores e startups com tecnologia, gerando impacto nos demais negócios junto a sociedade. 

 

“Temos Santa Catarina como referência nacional e cidades próximas como Blumenau, Joinville e Florianópolis como referência ao desenvolvimento da maturidade do ecossistema regional de Brusque”, completou.