Organização da Sicoob Mons Ultra Trail 2022 divulga relatório de dados pós-prova

Mais de 3.500 pessoas entre atletas e acompanhantes passaram por Nova Trento durante o evento

A Sicoob Mons Ultra Trail realizou a sua segunda edição em Nova Trento entre os dias 22 e 25 de setembro de 2022. A organização, que contou com o apoio da Prefeitura de Nova Trento, através da Secretaria Municipal de Esportes e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, divulgou o relatório de dados pós-prova.

A competição é uma ultramaratona em trilhas e subidas íngremes no Monte Barão, Monte Lima, Monte Bela Vista e Morro da Onça, atual Morro da Cruz, considerada a prova trail com a maior altimetria acumulada do continente sul-americano. Foram realizados os percursos de 12 km, 25 km, 55 km, 85 km e 104 km.

Segundo o relatório, 537 atletas de cinco países participaram da prova, oriundos de 19 estados do Brasil, Itália, Uruguai, Estados Unidos e Áustria participaram da prova. Ao todo, 27% dos custos para a realização do evento, como combustível, alimentação, publicidade, insumos e staffs, foram gastos em Nova Trento.

“Além da equipe da Mons, agradeço a parceria do Sicoob, da equipe da Prefeitura e de todos do município que colaboraram para o evento mais uma vez ser um sucesso”, destacou o secretário de Esportes, Fabiano Rodrigues.

Mais de 3500 pessoas entre corredores e acompanhantes estiveram na cidade nos quatro dias do evento. Durante estes dias, ocorreu 91,67% de ocupação dos hotéis e pousadas de Nova Trento e São João Batista relacionadas à prova, com média de arrecadação de mais de R$ 138 mil para o setor.

“A prova une o esporte com o lazer, onde os atletas visitam o município e também tem a oportunidade de conhecer os pontos turísticos, ser bem recebidos e ajudar a divulgar Nova Trento ainda mais”, analisou o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher.

O público foi composto de 65% homens e 35% de mulheres, com faixa etária predominante de 25 a 55 anos. A estimativa de consumo ficou em R$ 441 mil, e foram arrecadados 376 quilos de alimentos não perecíveis, doados aos projetos sociais do município.

Durante a prova, 97% dos staffs (pessoas que fazem parte da organização e sinalização) eram de Nova Trento, e dentre eles, 90% foram remunerados.