Hospital Imaculada Conceição registra mais de 100 atendimentos na segunda-feira

Secretaria de Saúde promove campanha para que pacientes com casos leves procure Unidades Básicas de Saúde

 

A Prefeitura de Nova Trento, através da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, informa que nesta segunda-feira, 12, foram realizados ao todo 108 atendimentos no pronto-socorro do Hospital Nossa Senhora da Imaculada Conceição (HIC), das 7h às 00h. 

 

Segundo a secretária de Saúde, Maria Cristina Adami, dos 108 atendimentos, 12 casos foram classificados como emergência e 26 casos foram de urgência. Também ocorreram duas internações e duas transferências. 

 

“Por conta disso, tivemos um tempo de espera maior do que o habitual. Porém, de acordo com a classificação de risco dos atendimentos, boa parte dos pacientes poderiam ter procurado as Unidades Básicas de Saúde de sua localidade, pois na segunda-feira, todas as unidades tinham médicos disponíveis”, explicou Cristina. 

 

Para garantir a prioridade de atendimento aos pacientes com risco à vida, o HIC, após o acolhimento inicial, onde são avaliados por um profissional capacitado que avalia e qualifica o risco e gravidade de cada caso, utiliza as pulseiras coloridas para indicar a classificação de risco.

 

A pulseira vermelha é usada em casos de emergência, para atendimento imediato; a pulseira amarela, urgência, para atendimento o mais rápido possível; pulseira verde prioridade não urgente, e pulseira azul são consultas de baixa complexidade. 

 

Além disso, o Hospital possui uma média mensal de 1890 atendimentos por mês e casos que não são considerados urgentes podem prejudicar o médico no momento de salvar vidas.

 

“Os pacientes devem se conscientizar, pois os profissionais da Saúde estão aqui para fazer o trabalho com ética, responsabilidade e respeito, garantindo a qualidade na assistência”, destacou a secretária. 

 

Devido a estes casos, a Secretaria está promovendo uma campanha para que os moradores que necessitem de atendimento médico de urgência, emergência e casos não urgentes, saibam qual lugar procurar primeiramente. Confira abaixo orientações repassados pelos profissionais de Saúde: 

 

Saiba quais são os casos de atendimentos de emergência

 

Os atendimentos de emergências também podem implicar risco iminente de morte ou que cause sofrimento intenso ao paciente. Nestes casos, é necessário ter o diagnóstico e dar início ao tratamento o mais rápido possível para que os efeitos sejam minimizados e a pessoa esteja em segurança.

Algumas das principais situações que necessitam de atendimento imediato, pois existe um risco potencial de morte são: 

 

– Acidente de origem elétrica; 

– Picada ou mordida de animais peçonhentos; 

– Cortes e queimaduras profundas; 

– Hemorragia; 

– Infarto; 

– Derrame; 

– Sangue na urina, no vômito, nas fezes ou ao tossir; 

– Reação alérgica grave; 

– Alta dificuldade respiratória; 

– Convulsões; 

– Febres altas e constantes; 

– Acidentes de trânsito, entre outros.

 

Saiba quais são os casos de atendimentos de urgência

 

Diferentemente do primeiro caso, as situações de urgência são caracterizadas como aquelas que não apresentam risco de morte iminente, mas que devem ser tratadas rapidamente para não evoluir para complicações mais graves.

 

As principais situações que precisam de um atendimento de urgência são: 

 

– Torções, luxações e fraturas; 

– Transtornos psiquiátricos; 

– Dor abdominal de intensidade moderada; 

– Febre maior que 38 graus há mais de 48 horas; 

– Retenção urinária em pacientes idosos.

 

Casos de prioridade não urgente e atendimentos de baixa complexidade

 

É importante ressaltar que as classificações verdes e azuis não se enquadram como atendimentos de urgência e emergência, neste caso, por mais que você sinta algum desconforto ou até mesmo dores, a escolha mais adequada é procurar a UBS para receber o atendimento médico.