Defesa Civil alerta para chuva intensa e persistente e risco de deslizamentos em Nova Trento

Segundo boletim, acumulados podem superar os 200 mm

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina, alerta para chuvas intensas, persistentes e risco de deslizamentos em Nova Trento e região durante esta quarta-feira, 30.

Segundo o boletim, as instabilidades atmosféricas e a circulação marítima responsáveis pelos altos acumulados de chuvas dos últimos dias voltam a se intensificar. Já pela manhã, as chuvas ocorrem de forma intensa e persistente entre o Baixo e Médio Vale do Itajaí, avançando para a Grande Florianópolis entre o fim da manhã e início da tarde.

Durante a tarde e à noite, a chuva se propaga em direção ao Litoral e Planalto Sul, mantendo sua forte intensidade. Os acumulados previstos para as áreas em vermelho do mapa variam entre 70 e 150 mm, sendo que pontualmente os acumulados no período de vigência deste aviso podem superar os 200 mm, especialmente na Grande Florianópolis.

O risco para ocorrências associadas a chuva persistente e volumosa é alto nas áreas em laranja e muito alto nas áreas em vermelho do mapa.

Índice de chuvas

A Coordenadoria Municipal  informa que em relação ao índice de chuvas no município, em novembro de 2022 já acumulou 190,38mm, volume maior, que em comparativo com o mês de novembro de 2021 (116,10mm).

O coordenador da Defesa Civil, Airton Ferreira, ressalta que com o atual acumulado de chuvas nos últimos dias, a atual previsão e a condição de solo já encharcado no município o risco tende a ser muito alto para ocorrências de deslizamentos.

Além disso, os residentes de áreas de risco ou ainda em locais próximos a encostas ou rios devem ficar atentos a sinais que possam indicar desastres (inclinação de postes, árvores, movimentos de terra ou rochas, aparecimento de rachaduras no solo ou em residências).

“Em caso de sinais de desastres, deslizamentos, inundações, os moradores devem sair de suas residências para abrigo junto a de outros familiares ou ainda ao abrigo municipal que poderá ser ativado junto ao Ginásio de Esportes Inácio Gullini”, informou o coordenador.

Previsão para quinta-feira

Na quinta-feira, 1º, as chuvas seguem ocorrendo, porém de forma menos volumosa do que o observado nos dias anteriores. Embora ela siga persistente, a intensidade da precipitação varia entre fraca a moderada, alternando com alguns momentos de melhoria das condições de tempo. A partir da tarde, a combinação de calor, umidade e instabilidades atmosféricas favorecem a ocorrência de temporais.