Secretaria de Cultura e Turismo recepciona comitiva do Rio Grande do Norte em Nova Trento

Moradores e representantes do trade turístico de Santa Cruz (RN) visitaram a Capital Catarinense do Turismo Religioso

Uma comitiva do município de Santa Cruz, localizado no Rio Grande do Norte, visitou Nova Trento na última sexta-feira, 07, e foi recepcionado pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo.

Durante a chegada, o prefeito municipal, Tiago Dalsasso, e o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, receberam o grupo na sede da Secretaria. Em seguida, eles conheceram o Santuário Santa Paulina, a sede da Associação Neotrentina do Turismo (Neotur), o Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição (CEIC) Pousada & Eventos, a Vinícola Girola e finalizaram o passeio com um café colonial nos Vinhos Vô Luiz.

O grupo era composto por empresários do trade turístico e o gestor do Santuário de Santa Rita de Cássia, Padre Vicente Fernandes. Entre eles, pousadas, restaurantes, vendedores ambulantes do ponto turístico Alto de Santa Rita e Paróquia de Santa Rita de Cássia.

De acordo com a analista do Sebrae/RN, Ana Neri Ferreira de Lima, a comitiva visitou Nova Trento a fim de buscar alternativas para se reinventar frente aos desafios desse novo cenário social, político e econômico, após dois anos de pandemia.

Ela considerou uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos sobre produtos turísticos religiosos consolidados, seus processos e vivências, podendo contribuir para auxiliar a governança na estruturação do turismo de Santa Cruz.

“Foi uma experiência fantástica, uma realidade muito distinta da nossa, com a qual tivemos muito o que aprender, a gestão profissionalizada do Santuário de Madre Paulina é surpreendente, nos faz refletir sobre os nossos direcionamentos. A cidade é linda e acolhedora, nesses dias respiramos a espiritualidade e a fé do povo neotrentino”, destacou a analista.

Para a proprietária do restaurante Degust, Larissa, foram dias incríveis de bastante aprendizado. “Com certeza nos inspirou a aplicar em nossa cidade e comércio. Conhecer outras formas de trabalho nos direcionam onde precisamos melhorar. Todos colheremos bons frutos dessa experiência e vamos fazer questão de reconhecer de onde veio esse incentivo”, completou.

O secretário de Cultura e Turismo, ressaltou que a visita foi uma bela troca de experiências, “onde conhecemos um pouco mais do Rio Grande do Norte, localizado no Nordeste brasileiro, e pudemos mostrar o que já é realizado em Nova Trento, a Capital Catarinense do Turismo Religioso”.