Assistência Social participa de oficina sobre o Protocolo de Escuta Especializada em São João Batista
Encontro foi promovido pela Associação dos Municípios da Grande Florianópolis
Na última terça-feira, 04, os integrantes do Comitê Municipal de Escuta Especializada da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Nova Trento participaram de uma oficina sobre a criação do Protocolo de Escuta Especializada para Criança e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência em São João Batista, oferecida pela Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis).
A oficina foi ministrada pela assessora de Assistência Social da Granfpolis, Vânia Guareski Solto. Técnicos das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho Tutelar, além de representantes do Ministério Público e Poder Judiciário de Nova Trento, São João Batista, Major Gercino e Canelinha participaram do encontro.
O protocolo definido irá nortear todo o trabalho realizado pela Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes de Nova Trento no cumprimento do que rege a Lei nº 13.431/2017, que estabelece o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente vítima ou testemunha de violência.
O sistema faz parte do processo de implementação da escuta especializada no município, que tem o objetivo de não revitimizar a criança ou o adolescente que sofreu ou foi testemunha de uma violência.
Segundo a secretária de Assistência Social e Habitação, Samanta Lazzarotto Franzoi, Nova Trento está avançando nesse trabalho e segue realizando estudos e capacitações para entender e melhor efetivar esse trabalho tão importante e delicado.
Já estamos com nossos fluxos de atendimentos criados e bem esclarecidos, o próximo passo será capacitar os técnicos das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, que estarão aptos a realizar a escuta especializada”, destacou Samanta.