Psicólogas promovem grupos para tratamento de ansiedade e cuidado pessoal em Nova Trento
Ao todo, 60 pessoas participam dos encontros; confira relatos dos integrantes
A Prefeitura de Nova Trento, através da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, promove grupos de atendimento psicológico no município, sendo dois voltados para tratar a ansiedade e dois para cuidado pessoal e coletivo, intitulado “Cuidando de Mim”.
Por meio do trabalho realizado pelas psicólogas Camila Formento, Jéssica Ruberti e Mônica Amorim, ao todo 60 pessoas são beneficiadas com os encontros, que acontecem na sede do Circolo Trentino di Nova Trento.
Segundo a secretária de Saúde, Maria Cristina Adami, os grupos foram criados devido à alta demanda de pacientes aguardando atendimento psicológico. “As psicólogas entraram em contato comigo para implantar o atendimento em grupo, e tem tido um excelente resultado”, informou.
Cada grupo comporta até 15 pessoas, e todos são voltados para maiores de idade. O atendimento do Grupo de Ansiedade ocorre a cada 15 dias e o Grupo Cuidando de Mim possui encontros semanais.
Segundo as responsáveis, foi realizado um levantamento em relação à fila de espera, e havia uma porcentagem significativa de pacientes com demanda de ansiedade.
“Desta forma, os grupos de ansiedade foram organizados com o intuito de acolher o cidadão e realizar aplicação de técnicas para reduzir os sintomas de ansiedade e a manutenção a longo prazo da melhora alcançada”, detalham.
Já o grupo cuidando de mim foi planejado com o objetivo de estimular as trocas através do diálogo e da vivência no grupo, compartilhar experiências e possibilitar melhorias na adaptação da vida individual e coletiva.
Elas ressaltam ainda que todas as atividades são dirigidas, seguindo um planejamento e também de acordo com a demanda trazida pelos integrantes do grupo.
Para a secretária de Saúde, Maria Cristina Adami, suprir as demandas e melhorar a saúde mental após dois anos de pandemia é um desafio diário, “e estes grupos ajudam as pessoas a se conectarem novamente com a sua essência, além de fazer parte de uma rede de apoio”.
Leia alguns relatos dos participantes:
Para os integrantes dos grupos de ansiedade,
“Minha experiência está sendo muito boa, estou aprendendo a lidar com minha ansiedade. A cada encontro vou aprendendo mais e vou tentando colocar em prática todos os ensinamentos passados! Me sinto muito melhor a cada encontro.”
“Com muita alegria posso inspirar outras pessoas a participarem do próximos grupos com certeza. É uma experiência nova e ajuda muito a gente se sentir bem”.
Para os integrantes dos grupos Cuidando de Mim,
“Os encontros pra mim estão sendo como peças, sabe como um quebra cabeça, cada encontro um aprendizado a vontade e de aprender tudo de uma vez! Mas o importante é tomar a iniciativa e aceitarmos que precisamos de ajuda e procurar, pois o grupo é uma porta, sozinhos não conseguimos, não adianta, lá encontro apoio, segurança e aprendizado, é confortante. Estou muito contente em participar e já tenho melhorado com algumas técnicas praticadas. O grupo se tornou meu tudo.”
“O grupo “cuidando de mim”, oferece muitos momentos, onde podemos compartilhar nossas dificuldades, expressar sentimentos, nos ajudam a lidar com emoções, encarar problemas, e o mais importante, ajuda a pessoa que está passando por um momento de sofrimento, angústia, ansiedade, a se aceitar. Como uma das pessoas que teve a oportunidade de participar desses encontros, quero dizer que vale muito a pena tentar. Agradeço pela oportunidade.”