Nova Trento participa do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina em São José

Evento começou na terça-feira, e terminou nesta quinta-feira, 11

Equipes da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Assistência Social e Habitação participaram do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC), realizado entre esta terça-feira, 9, e quinta-feira, 11, no Hard Rock Live, em São José.

O evento foi organizado pela Federação Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), e segundo informações da Adjori, reuniu 3,5 mil inscritos. Com diversas palestras em várias áreas, o Comac-SC 2022 é um espaço de troca de experiências, aquisição de conhecimento e a oportunidade de acesso ao moderno na área da gestão pública.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, a equipe participou da abertura do evento na terça-feira, 9, em uma palestra com o filósofo Leandro Karnal. Já na quarta-feira, 10, a equipe participou da palestra de Boas Práticas de Turismo e de Cultura e seus desafios: economia criativa.

“Sempre é importante participar desses congressos, trazendo conhecimentos e trocas de experiências para o nosso município”, ressaltou Rodrigo.

Durante a manhã de quarta-feira, 10, a secretária de Assistência Social, Samanta Lazzarotto Franzoi, participou do encontro estadual da política de assistência social, onde foram abordados temas relacionados à gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e apresentação do modelo de regionalização dos serviços de média e alta complexidade do SUAS, pelo estado de Pernambuco.

No período da tarde, aconteceu o encontro estadual da política de habitação, onde tratou-se da importância da habitação como política pública e como meio de sobrevivência do ser humano. Também ocorreu uma palestra com os coordenadores dos programas de regularização fundiária como Lar Legal e REURB.

“A questão da regionalização dos serviços de média e alta complexidade é algo muito aguardado pelos municípios pequenos, como Nova Trento. Há muito tempo vem se discutindo e solicitando um olhar do governo estadual para essa demanda. A experiência apresentada pela secretaria de estado de Pernambuco foi de extrema valia para iniciar esse processo em SC e beneficiar os pequenos municípios. As discussões com o estado estão avançando, esse tema também será pauta da reunião da CIB na próxima semana”, concluiu Samanta.