Secretaria de Educação realiza 1º Concurso de Receitas da Alimentação Escolar em Nova Trento
Merendeiras do município participaram da competição, que elegeu os três melhores pratos
O fim da tarde desta quarta-feira, 27, esteve recheado de deliciosos pratos na Casa dei Nonni, preparados pelas merendeiras da Rede Municipal de Ensino de Nova Trento. Tudo isso para a participação do 1º Concurso de Receitas da Alimentação Escolar, promovido pela Secretaria de Educação.
A competição teve início por volta das 17 horas e, ao todo, 11 merendeiras participaram do concurso com pratos diferentes e produzidos com os alimentos oferecidos pelos mercados e agricultura familiar nas escolas e creches do município.
O prefeito municipal, Tiago Dalsasso, a secretária de Educação, Larissa Battisti, e o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, também participaram do evento.
“Destaco a importância da secretaria oferecer não apenas trabalho, mas motivação, aprendizado e excelência, seja por meio de capacitações, cursos e até mesmo este concurso cultural. Parabenizo todas as participantes”, comentou o prefeito na abertura do concurso.
Os jurados foram a representante da CDL Nova Trento, Beatriz de Jesus Sapanos, as chefs de cozinha, Tamiris Baraúna e Jéssica Vargas, a nutricionista Juliamar Stuani e o representante do Supermercado Bittencourt, que fornece alimentos da merenda escolar, Valmir Bittencourt.
Entre diversos itens, os jurados provaram todos os 11 pratos e avaliaram o valor nutricional, sabor e apresentação. Entre eles, três pratos foram os escolhidos. O primeiro lugar ficou para Miria Terezinha Cipriani Speranzini. Ela trabalha no CMEI Padre Rossi e fez a coxinha de batata doce. Com a vitória, a merendeira ganhou um forno elétrico.
A vencedora do segundo lugar foi Antônia Melek Montibeller, que trabalha na Escola Professor Francisco João Valle, no Trinta Réis, e produziu a lasanha de repolho. Antônia recebeu uma Air Fryer.
O terceiro lugar ficou com a merendeira da Creche Santo Antonin, Ivanilde Raiser, que produziu a lasanha de espinafre com carne, e ganhou uma batedeira. Os troféus entregues ficarão dispostos nas unidades de ensino de cada ganhadora.
Idealização
A idealizadora do concurso foi a nutricionista da Secretaria de Educação, Carolina Sardá Estuqui, que organizou o evento com a diretora de ensino, Sirleia Piuco.
Segundo elas, o objetivo da competição é incentivar a elaboração de receitas saudáveis, nutritivas e saborosas para integrar o cardápio da alimentação escolar do município, além de valorizar o trabalho das merendeiras, que é executado com dedicação e talento.
“Agradeço a participação e o empenho da equipe da secretaria, que moveu esforços para que o concurso acontecesse com excelência, e parabenizo todas as participantes”, destacou a secretária de Educação, Larissa Battisti.