Confira as visitas técnicas realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo entre março e abril em Nova Trento

Nos meses de março e abril de 2022, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento deu continuidade às visitas técnicas previstas no mês de março e abril. 

 

A ação é realizada de acordo com o Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo, no que se trata da ação de criação e operacionalização de novos Produtos e Experiências Turísticas.

 

As visitas foram realizadas em quatro estabelecimentos em implantação ou já implantados, que atuam ou pretendem atuar no Trade Turístico do município. 

 

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, as visitas servem para fortalecer ainda mais o turismo de Nova Trento e também abranger as belezas do interior.

 

Artesanato

 

O artesanato, compondo o setor cultural, também é parte integrante do Trade Turístico, tendo papel especial na comercialização de souvenires. 

 

Atuante já no mercado do turismo, a empresa Jovi Artesanatos recebeu a visita da equipe da Secretaria para realização do cadastro no Cadastur. 

 

Além disso, a equipe procurou  saber um pouco mais sobre os produtos e ouvir dos proprietários como está sendo o início da retomada do turismo. Segundo os donos, um pouco mais intensificada devido à demanda próxima do turismo de sol e mar, principalmente pelo período de Páscoa.

 

Produtor rural

 

A família Echer, que reside na localidade de São Valentim, produz há anos, a farinha de mandioca, comercializada com o nome Farinha Echer. Na propriedade, o grupo conheceu a produção da farinha, e acompanhou todo o processo de perto. 

 

O local pode ser aberto ao público que queira conhecer a técnica, além de adquirir o produto diretamente na localidade. Segundo a secretaria, os proprietários pretendem restaurar um antigo engenho e abrir uma loja para a venda dos produtos.

 

Lazer e natureza

 

Ainda em São Valentim, na propriedade onde estão localizadas as já conhecidas cascatas, recentemente foram adquiridas por um novo proprietário. 

 

De acordo com o contato feito pela secretaria, ele tem interesse em transformar o espaço em um atrativo, unindo o lazer e a natureza.

 

Hospedagem

 

A equipe conheceu a hospedagem Manacá da Serra Cabanas, um meio de hospedagem considerado exclusivo, localizado no Alto Alferes, após o bairro Vígolo. 

 

Segundo o dono, da construção aos detalhes, tudo foi pensado para uma maior interação com a natureza, sem esquecer do conforto e aconchego. 

 

As cabanas acomodam até duas pessoas, com hidromassagem, vista para as montanhas, deck externo com churrasqueira, wi-fi e já estão em funcionamento no município.