Estabelecimentos participantes do 1º Festival Gastronômico de Nova Trento registram grande movimentação

Moradores da cidade e da região, além de visitantes de outras cidades do Estado estiveram em Nova Trento nos últimos finais de semana para conhecer a cultura italiana representada nos menus do Cottura, o 1º Festival Gastronômico de Nova Trento, que acontece até o dia 17 de abril.

O evento reúne 13 estabelecimentos, entre restaurantes, vinícolas, uma cervejaria e cafés. A origem italiana dos antepassados, que muitas vezes estava entre os segredos das receitas de família, foram transformadas em pratos típicos da cultura neotrentina.

“Entre os visitantes, recebemos aqui na churrascaria duas irmãs, uma de Itapema e a outra de Indaial, que vieram à cidade na primeira sexta e sábado do festival. Foram também na vinícola Girola, e compraram o sanduíche Italianíssimo do Vô Luiz e, segundo elas, no retorno, passariam ainda na cervejaria Al Fero, onde pegariam seus brindes do festival”, relatou o proprietário da Churrascaria Dalla Brida, Juliano Dalla Brida.

Já o proprietário da Pousada Portal do Vígolo, Cleber Rodrigues Paiva, teve que inovar para atender os pedidos que estão chegando para experimentar o menu criado por eles para o Cottura.

“Nosso prato é exclusivo para os hóspedes da pousada, mas recebemos muitas ligações de outras pessoas, então abrimos pedidos por telefone para retirada no balcão, no sábado e domingo. Nossa expectativa é excelente para os próximos dias”, declarou.

Para o vice-presidente da Associação Neotrentina do Turismo de Nova Trento (Neotur), André Aladeu Orsi, o Cottura já é um sucesso, pelo retorno positivo dos estabelecimentos participantes e presença do público que esteve na cidade para prestigiar o evento.

“Todos os restaurantes estão contentes, pois tiveram uma venda expressiva durante o primeiro fim de semana do Festival. Foram mais de 300 avaliações nos comércios, com um resultado bem interessante em todos os estabelecimentos. Tivemos muita gente de todo o estado de Santa Catarina e até do Brasil a procura da nossa culinária e da nossa tradição”, contou Orsi.

O Cottura e outras atrações culturais que estão acontecendo na cidade, como a La Terza Pasqualina, onde há o maior Coelho de Páscoa de Santa Catarina, com 7,15 metros de altura, os inúmeros pontos turísticos existentes no município, bem como o Santuário Santa Paulina que recebe visitantes de todo o país o ano todo, contribuem para o incremento da economia de Nova Trento.

“O Festival veio para incluir Nova Trento, definitivamente, nas cidades que fazem parte do Roteiro Gastronômico de Santa Catarina, mostrando esses menus saborosos que o visitante poderá experimentar. Tenho certeza que nos próximos dias ainda mais pessoas virão conhecer nossas tradições”, declarou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher.

Os pratos têm valores diferenciados para cada estabelecimento. Os preços variam de R$ 20,00 a R$ 99,00. Mais informações em @cotturafestivalnovatrento

O Cottura – 1º Festival Gastronômico de Nova Trento é uma realização da Prefeitura de Nova Trento, Secretaria de Turismo de Nova Trento e Neotur – Associação Neotrentina do Turismo,  tem como apoiadores a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Nova Trento e o SEBRAE Santa Catarina, através do programa Cidade Empreendedora e patrocínio do Sicredi.

Confira os estabelecimentos participantes

Torento Sushi Bar;

Pousada Cantina Italiana;

Pousada Portal do Vígolo;

Pizzaria di Iggio e Ivete;

Restaurante Morro da Cruz;

La Torre do Vinho Vô Luiz;

Vinícola Castel;

Bar e Cancha do Pinho;

Vinhos Girola;

Cervejaria Al Fero Birrificio;

Pizzaria Mantoanelli;

Churrascaria Dalla Brida;

Natalina Pousada e Restaurante.