Nova Trento continua no Mapa do Turismo Brasileiro
A Prefeitura de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, informa que o município foi aprovado novamente no Mapa do Turismo Brasileiro.
O certificado do Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, foi recebido pela secretaria nesta semana.
“O mapa contém os municípios que possuem o turismo como área de desenvolvimento, identificando locais para investimentos e ações para fomentar a atividade turística nas cidades”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher.
Ele ressalta que mesmo com o aumento dos critérios e mais exigências por parte do Ministério do Turismo, Nova Trento mais uma vez está no Mapa do Turismo Nacional.
Para a ação, durante os últimos meses, a secretaria cadastrou mais de 70 estabelecimentos da cidade no Cadastur. Em comparação, no ano de 2021 havia menos de 30 cadastros no sistema.
“Com outros municípios da Grande Florianópolis, ainda mantemos a letra D, sabendo que precisamos e devemos melhorar muito nossa atividade, para que possamos evoluir sempre”, destaca Rodrigo.
Sobre o Mapa do Turismo Brasileiro
A cada dois anos, o Ministério do Turismo realiza uma atualização do Mapa do Turismo Nacional, uma ferramenta de consulta não apenas para o próprio MTur, mas para qualquer cidadão que deseja saber sobre o turismo no país.
O Mapa é uma importante ferramenta para classificar os municípios com atividade turística desenvolvida. São vários critérios utilizados pelo Ministério para categorizar os municípios, dentre eles, comprovação de orçamento público para o setor, arrecadação tributária, geração de empregos formais, estabelecimentos cadastrados no Cadastur, Conselho de Turismo ativo, entre outros.
O Ministério analisa dados enviados pelo município e também oriundos dos Ministérios do Trabalho e da Fazenda, além dos cadastros do Cadastur, e após essa análise categoriza de A a E os municípios aspirantes ao Mapa. Após uma criteriosa análise, é feita a categorização.
Segundo pesquisa de dados e análise da secretaria de Cultura e Turismo, foi possível identificar, com essa última atualização, que as exigências ficaram maiores, e os dados precisaram ser mais detalhados e claros. Isso dificultou a inserção dos municípios no Mapa. Inclusive, é possível perceber que municípios de conhecida atividade turística, por hora estão fora do Mapa.
Vale ressaltar que o sistema estará aberto de forma permanente, para que o município possa atualizar suas informações com maior frequência.