Covid-19: Confira respostas do formulário sobre baixa adesão da vacinação de crianças em Nova Trento

A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário divulgou nesta quarta-feira, 9, o resultado do formulário disponibilizado para os pais e responsáveis que ainda não vacinaram as crianças contra a Covid-19 após registrar baixa adesão na imunização.

 

De acordo com a secretária de Saúde, Marineidi Montibeller, o formulário possui cinco questões e buscou conhecer os motivos da baixa adesão, que, além do município, é registrada em várias cidades de Santa Catarina.

 

Foram registradas 156 respostas no questionário, que iniciou questionando se o pai ou responsável teve acesso às informações sobre a vacinação, onde 94,2% responderam que sim.

 

A segunda pergunta gostaria de saber se o pai ou responsável buscou informações sobre o imunizante, onde 66,7% responderam que sim, e 33,3% teve ‘não’ como resposta.

 

Se os pais ou responsáveis haviam vacinado os filhos na terceira pergunta teve 69,9% das respostas ‘não’, e 30,1% responderam ‘sim’.

 

Caso a criança não tivesse sido vacinada ainda, a quarta pergunta questionava se havia a pretensão de vaciná-la. Na resposta, 52,6% disseram que não, contra 47,4% tiveram ‘sim’ como resposta.

 

A maioria dos pais e responsáveis que não vacinaram as crianças, respondeu que possui preocupação com a possibilidade de eventos adversos, somando 51,3% das respostas.

 

Já 25,6% informaram que possuem insegurança quanto ao imunizante utilizado, e 17,9% não acreditam que a vacinação seja necessária. Alguns motivos também foram elencados, como distância ou deslocamento para as Unidades Básicas de Saúde.

 

“Em breve teremos uma matéria com o pediatra para que explique a segurança e tire dúvidas quanto à imunização infantil. Atualmente, todas as crianças vacinadas contra Covid-19 no município não apresentaram reação adversa e caso contrário, os pais e responsáveis devem comunicar a Secretaria de Saúde”, destacou a secretária Marineidi.