Defesa Civil registra menor volume de chuvas no mês de janeiro em Nova Trento

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Nova Trento informa que em relação ao índice de chuvas no município, o ano de 2022 iniciou com volume menor do que em comparação com o mês de janeiro de 2021 (212,00mm) registrando 71,49mm a menos do acumulado total de 140,51mm.

De acordo com o coordenador da pasta, Airton Ferreira, esse fato se reflete nos rios da região. “Destaco o Rio do Braço, que no trecho da ponte de ligação do Trinta Réis e São Roque registrou a altura de 70,00cm de nível de água, conforme réguas instaladas nos pilares da ponte. Em condições normais, no mesmo trecho do rio o nível do rio tem média de 3,0 metros”, explica.

Normalidade nos setores de risco

Nova Trento possui 31 setores de risco, que foram delimitados no levantamento municipal e elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil. Eles consistem em áreas de inundação localizadas nas planícies do rio do Braço e de seus afluentes (ribeirões) e em áreas de encosta com grande declividade, normalmente com taludes de corte executados em solos residuais impróprios.

Alguns setores possuem risco composto, sujeitos a inundação e a escorregamentos. No momento, pelas condições meteorológicas o município segue em situação de normalidade para todas as áreas.

“Porém, Nova Trento possui histórico de registros de desastres naturais como deslizamentos de encosta, quedas de terra, queda e rolamento de blocos rochosos e processos erosivos ligados a inundações, enxurradas, grandes alagamentos”, relembra Airton.

Nesse sentido, a população deve estar atenta às condições de clima, previsão do tempo e alertas oficiais emitidos pela Defesa Civil, pois mudanças repentinas no clima podem criar condições rápidas para ocorrência de desastres.

Acesse abaixo na íntegra o boletim completo.